França vai pagar por reparos em roupas da população? Entenda!
A proposta foi anunciada por Bérangère Couillard, secretária de estado para ecologia.
A França pretende subsidiar reparos em roupas e calçados com o intuito de diminuir o desperdício e a poluição causada pela indústria têxtil - uma das mais poluentes do mundo. Só na França, 700 mil toneladas de roupas são jogadas fora anualmente pela população.
A proposta foi anunciada por Bérangère Couillard, secretária de estado para ecologia, que revelou que a estratégia contará com descontos que variam de 6 euros (R$ 32) a 25 euros (R$ 134), dependendo da complexidade dos reparos.
Além disso, o secretário de ecologia disse que a indústria têxtil pode representar um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa até 2050.
“Isso poderia encorajar as pessoas que compraram, por exemplo, sapatos de uma marca que os fabrica em boa qualidade a querer consertá-los em vez de se desfazer deles. E é exatamente esse o objetivo, criar uma economia circular para calçados e têxteis de modo que os produtos durem mais, porque no governo acreditamos na segunda vida de um produto’’, disse Couillard.
“O que espero é que os franceses percebam o que podemos ver, que é o impacto da indústria têxtil no mundo hoje. Para que eles mesmos possam perceber a aberração da maneira como consumimos agora”, afirmou a secretária de ecologia.