Gabriel Leone estrela editorial L’Officiel Hommes com novo visual
Requisitado para estrelar os mais variados roteiros em solo brasileiro ou no exterior, Gabriel Leone muda o visual como quem troca de roupa
Requisitado para estrelar os mais variados roteiros em solo brasileiro ou no exterior – seja nos palcos ou nos sets de filmagens –, Gabriel Leone muda o visual como quem troca de roupa. Confira!
Desde agosto de 2024, o ator Gabriel Leone tem vivido uma rotina intensa na ponte aérea entre o Brasil – para divulgar a série da Netflix sobre o piloto Ayrton Senna – e a Inglaterra, onde tem atuado nas filmagens da segunda temporada de “Citadel”, idealizada pelos irmãos Joe e Anthony Russo, original do Prime Video, e que é rodada na capital inglesa.
Embora sem entregar os detalhes do script de espionagem, uma coisa é certa sobre o novo personagem de Leone – o corte de cabelo vai na contramão de “Senna” e será bem curtinho. Desde 2013, quando estreou no audiovisual, o ator já deu vida a mais de vinte personagens, cada qual com estilo diferente. “Quando não estou gravando, estou me preparando para iniciar algum projeto. E muitas vezes isso envolve cortar ou deixar o cabelo crescer. Para interpretar o Pedro Dom, na série ‘Dom’, por exemplo, pintei o cabelo de loiro e precisei usar lentes de contato azuis. Confesso que há muito tempo não escolho o meu próprio visual, mas se pudesse fazê-lo, provavelmente usaria este cabelo atual, curto para não dar trabalho, e deixaria a barba crescer”, pontua.
Gabriel avalia que este ano foi memorável tanto pelo casamento com a atriz Carla Salle quanto pela ascensão profissional, que incluiu a passagem pelos festivais de Gramado (RS) e do Rio de Janeiro como protagonista de “Barba Ensopada de Sangue”. “Abri o ano estreando o longa ‘Ferrari’, como um piloto de corridas, e vou fechá-lo com a minissérie ‘Senna’. Neste meio--tempo, ainda estou filmando outro roteiro incrível, além de somar a experiência de morar em Londres”, conta ele, que tem mergulhado nos teatros britânicos e passeado pela Portobello Road, imortalizada na música de Caetano Velloso “Nine Out of Ten”, nos arredores de Notting Hill.
O ator também dá spoiler para o que vem por aí. “Além de ‘Citadel’ está prevista a estreia de ‘O Agente Secreto’, na qual realizei o sonho de ser dirigido por Kleber Mendonça Filho. E terei o desafio de, pela primeira vez, interpretar gêmeos. Será na minissérie ‘Véspera’, baseada no livro da autora Carla Madeira e que tem direção de Joana Jabace.”
"ABRI o ANO ESTREANDO o LONGA ‘FERRARI’, COMO um PILOTO de CORRIDAS, e VOU FECHÁ-LO COM a MINISSÉRIE ‘SENNA’. NESTE MEIO-TEMPO, AINDA ESTOU FILMANDO OUTRO ROTEIRO INCRÍVEL, ALÉM de SOMAR a EXPERIÊNCIA de MORAR em LONDRES”
Na pele de Ayrton Senna, Gabriel considera a primeira vitória do piloto no Brasil, em Interlagos, em 1991, como a sua principal conquista. “Pelas minhas pesquisas, entendi que esta foi uma das maiores vitórias da vida dele. Foi uma corrida épica e ouvi os pilotos dizendo que, no lugar dele, com uma marcha só, faltando dez voltas para a bandeirada e com chuva, eles teriam parado o carro. Porém, o Senna dizia que tinha que dar certo e o filme transmite todas essas sensações.” Outra emoção experimentada aconteceu quando ele deu a notícia para os pais – uma arquiteta e um analista de sistemas –, de que havia sido escolhido para interpretar o tricampeão. “Eles sempre me deram muito apoio, desde a época do tablado. Não era só prestigiar, mas, sim, acreditar naquilo que eu queria fazer. Coisas lindas acontecem na minha carreira e eles estão sempre por perto. Mas, dessa vez, o sorriso deles extrapolou, e eles se emocionaram ao saber que eu contaria a história de um verdadeiro ídolo.”
Bisneto de italianos calabreses por parte de mãe – é daí que vem a preferência pelos pratos de massa –, Leone revela que é o primeiro artista da família. O irmão, Lucas, é formado em Jornalismo, mas está fazendo mestrado em Cinema, em Lyon, na França. “Ele não tem nenhum plano de ser ator, mas por ser parecido comigo, já me dublou em uma sequência de transição em ‘Dom’ e em ‘Verdades Secretas 2’, numa cena de flashback.” Falando em laços familiares, Gabriel, nascido no bairro da Tijuca, torcedor do Fluminense e ex-atleta de polo aquático do Tijuca Tênis Clube, avisa que o seu passatempo favorito nos momentos de pausa é se reunir com os parentes e com os amigos de infância para recordar as delícias do passado, que vão dos natais celebrados na casa da avó paterna aos jogos do time do coração. “Tenho várias fitas de VHS com as recordações que adoro rever.”
Entretanto, não é a nostalgia que dita o seu destino. Sonhos a serem realizados não lhe faltam. Um deles é atuar em algum longa do diretor norte-americano Paul Thomas Anderson, que, entre obras emblemáticas, fez “Boogie Nigths”, “Punk-Drunk Love” e “Magnólia”, um dos filmes que encabeçam a sua lista de imperdíveis. Mas enquanto esse dia não chega – e ninguém duvida que com todo esse talento vai chegar –, o ator segue à risca um dos ensinamentos de Senna: “A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar aquilo que se faz”. Então, entre uma filmagem e outra, Gabriel aperta o play e aproveita para curtir a sua coleção de mais de três mil CD’s e discos de vinil, que contam com volumes do clássico rock ao romantismo de Lupicínio Rodrigues. Um cara de gosto eclético, focado e inspirador – exatamente como os personagens que interpreta na ficção. @LEONEGABRIEL
Fotografia @francoamendola
Edição de moda @paulomartinez.stylist
Beleza @raulmelomake
Diretora de redação @patriciafavalle
Diretora de arte @mariliamartins__wk
Convidado @leonegabriel
Cenário @cenna_visualecenografia
Assistente de fotografia @vitorcohen
Assistente de moda @ofelipelago
Assistente de beleza @eltonbergamo
Produção executiva @alessandra.drocca
Videomaker @dus.h.m
Tratamento de imagem @factoryretouch