Geleira do Apocalipse está derretendo rapidamente
A geleira Thwaites está localizada na Antártica Ocidental e é aproximadamente do tamanho da Flórida.
A “Geleira do Apocalipse” da Antártida está derretendo muito mais rápida que os especialistas previam e de maneiras inesperadas, segundo novas pesquisas. A geleira recebeu esse apelido, pois seu derretimento pode levar a um aumento do nível do mar considerado catastrófico.
A geleira Thwaites está localizada na Antártica Ocidental, é aproximadamente do tamanho da Flórida e o que a mantém paralisada é uma plataforma de gelo que está acima da superfície do oceano, funcionando como uma rolha e criando uma vital defesa contra o aumento do nível do mar. Porém, essa plataforma de gelo se torna frágil conforme o aquecimento do oceano.
Nos estudos, publicados na revista Nature, os cientistas afirmaram que embora o ritmo de derretimento esteja mais lento do que se pensava, rachaduras profundas e formações de “escadas” no gelo estão derretendo muito mais rápido
O derretimento completo da Thwaites, embora possa levar centenas ou milhares de anos, poderia levar ao aumento do nível do mar em mais de 70 centímetros, o que seria suficiente para devastar comunidades costeiras em todo o mundo. A preocupação fica ainda mais séria, já que a Thwaites também está agindo como uma represa natural para o gelo circundante na Antártica Ocidental, e se entrar em colapso, o nível global do mar poderia subir cerca de 3 metros, segundos os estudiosos.