Hommes

Joe Biden concedeu honraria a Ralph Lauren e a outros famosos

Presidente americano homenageou 19 líderes de destaque em diferentes áreas da sociedade, como cultura, artes, ciência e política

people person lady coat jacket blazer suit adult male man
Joe Biden e Ralph Lauren | Getty Images

No último sábado (04.01), o presidente americano Joe Biden, 82, em um de seus últimos feitos como líder dos Estados Unidos, decidiu condecorar 19 personalidades com a Medalha Presidencial da Liberdade na Casa Branca. A inciativa homenageou pessoas de diferentes segmentos sociais, como cultura, artes, ciência e política. O estilista Ralph Lauren foi o primeiro estilista a receber a maior honraria da história das mãos do presidente americano.

 

Segundo declaração oficial, a medalha foi apresentada àqueles “que fizeram contribuições exemplares para a prosperidade, valores ou segurança dos Estados Unidos, paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados significativos”.

Pela indústria do entretenimento, Michael J. Fox, ator que protagonizou a trilogia de filmes De Volta Para o Futuro, e Denzel Washington receberam as horarias por suas carreiras no cinema norte-americano. Em 2022, Denzel estava programado para a homenagem, mas foi forçado a se retirar da cerimônia devido ao diagnóstico de Covid-19.

 
 

No universo dos esportes, o jogador de futebol argentino Messi foi escolhido, mas não compareceu à cerimônia. Além dele, o jogador aposentado da NBA Earvin “Magic” John também foi condecorado.

Pela música, Bono Vox também se juntou ao time dos homenageados. O músico e humanitário esteve com o presidente em seu camarote no discurso do Estado da União. O trabalho do artista foi reconhecido pelo combate à AIDS e no apoio ao Plano de Emergência do presidente americano para o Alívio da AIDS, ou PEPFAR, que comemorou vinte anos de atuação no ano passado.

 
 

O designer Ralph Lauren também entrou para a história. Com a homenagem, ele se tornou o primeiro estilista a receber a honraria americana. Segundo o portal CNN Brasil, as peças criadas por Lauren são as favoritas da família Biden há anos, incluindo a primeira-dama, Jill Biden, e a primeira-neta Naomi Biden. Em seu casamento, ela usou um vestido do criativo americano em seu casamento realizado na Casa Branca há dois anos. O prêmio ocorreu por conta da contribuição transformadora de Lauren ao estilo, à cultura americana em seis décadas de trabalho na moda.

 
 

Outros homenageados também fizeram parte da lista, como a ex-secretária de Estado Hilary Clinton e o filantropo George Soros. Segundo a Casa Branca, ele “apoiou organizações e projetos em todo o mundo que fortalecem a democracia, os direitos humanos, a educação e a justiça social”.

O prêmio também concedeu homenagens póstumas, como Fannie Lou Hamer, ícone dos direitos civis, e ao ex-secretário de Defesa Ash Carter, enquanto o defensor LGBT Tim Gill, o líder de private equity David Rubenstein e o fundador do American Film Institute e do Kennedy Center Honors, George Stevens Jr.

 
 

Tags

Posts recomendados