Whiskey: como diferenciar e apreciar um verdadeiro Bourbon?
O whiskey é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, mas você sabe como diferenciá-la e apreciá-la da maneira correta?
O universo do whiskey é vasto e fascinante, e entre as suas diversas vertentes, o Bourbon ocupa um lugar especial.
Com um processo de produção único e uma história que remonta aos Estados Unidos, ele se destaca pela sua complexidade e sabor inconfundível - e ao contrário do que muitos pensam, os whiskies não são todos iguais.
Sendo o Brasil um dos maiores consumidores no mundo, segundo dados da Euromonitor International, os brasileiros estão, aos poucos, se familiarizando com os diferentes tipos dessa bebida. A partir dessa descoberta, surge a necessidade de saber diferenciar um whiskey comum de um verdadeiro super premium.
Para ajudar quem quer se aventurar e saber mais sobre esse universo, a Woodford Reserve - que possui uma das produções mais tradicionais - apresenta algumas dicas para apreciar um verdadeiro Bourbon super premium.
Disponível para todos os gostos, estilos e nacionalidades, o whiskey pode ser visto, a princípio, como uma cerveja que foi destilada. A partir daí, uma das bebidas mais consumidas no mundo ganha uma diversidade de sabores e de tipos que vão além da complexidade de transformar grãos em álcool.
O Scotch Whisky, por exemplo, é produzido na Escócia a partir da cevada ou do trigo. A bebida é maturada em barris de carvalho por no mínimo três anos e, normalmente, esses barris já foram usados por outras bebidas como o vinho.
Já nos Estados Unidos, o estilo predominante é o Bourbon, um whiskey que pode entregar sabores diversos que variam entre caramelo, baunilha e carvalho. Para ser considerado um verdadeiro bourbon, ele deve ter pelo menos 51% de milho e maturação em barricas virgens, ou seja, que nunca antes foram utilizadas para maturar outra bebida, e torradas de carvalho americano.
O estado de Kentucky, nos Estados Unidos, é o berço do bourbon e até hoje desponta como o campeão de produção desse tipo de whiskey. A bebida tem características adocicadas pelo uso do milho e as barricas contribuem com sabores como caramelo, café e chocolate. Os Bourbons também usam, geralmente, um pouco de centeio para equilibrar suas receitas.
Com uma combinação de ingredientes especiais como milho, centeio e cevada maltada, unidos à água filtrada de calcário natural, o Bourbon Woodford Reserve contém mais de 200 notas de sabor. O artesanal super premium tem traços picantes, florais e cítricos que se destacam quando degustado na harmonização de diferentes alimentos.
Com o chocolate amargo, por exemplo, suas notas de café são estimuladas, assim como o cravo, folhas de tabaco e chocolate. Já com o melaço, o destaque do sabor vai para as nuances de caramelo, mel e ervas. Se harmonizado com avelãs, a bebida aguça o gosto da madeira, castanhas e noz pecã. Se o acompanhamento for o queijo parmesão envelhecido, a bebida destaca as notas das diversas castanhas, além do sabor da noz pecã.