Maça e seus benefícios poderosos para longevidade
A fruta merece destaque e deve estar no cotidiano de quem deseja uma vida saudável e longeva.
A maça vem se mostrando cada vez mais importante e merece destaque no cardápio de quem deseja uma vida saudável e longeva. Segundo as mais recentes pesquisas, o principal benefício é a proteção contra as doenças cardiovasculares. Nos mais de 157 estudos - realizados por cientistas americanos e ingleses - foi comprovado a enorme presença de flavonoides, substância que garante a continuidade do fluxo de sangue nos vasos e permite a irrigação do coração e cérebro.
Para os adultos que desejam obter os benefícios, é importante consumir diariamente 200 a 300 miligramas de flavonoides. Um copo de chá-verde possui a maior concentração, cerca de 300 mg, já uma maçã pequena pode atingir até 15 mg. Para conseguir uma boa cota diária de flavonoides, recomenda-se uma combinação de alimentos. “Nossa orientação é o consumo de dois copos de chá, uma fruta vermelha, como o morango, e uma maçã”, afirma Gunter Kuhnle, da Universidade de Reading, na Inglaterra.
Além da saúde do coração, os flavonoides presentes na maçã, somados a uma variedade de micronutrientes da fruta, como zinco, ferro e vitaminas C e D, também previnem contra diversos tipos de câncer. A ingestão diária da fruta pode reduzir o risco de câncer no trato digestivo, pulmão, boca e mama, como foi publicado no artigo da Fundação Nacional para Pesquisa do Câncer.