Nasa descobre primeiro planeta fora da nossa galáxia
O exoplaneta, nome dado a um planeta fora do nosso sistema solar, está aproximadamente a 28 milhões de anos-luz de distância.
Cientistas da Nasa podem ter descoberto o primeiro planeta fora da nossa galáxia. O possível novo planeta foi descoberto na Galáxia Redemoinho pelo telescópio Chandra, anunciou a agência espacial americana em um comunicado.
O exoplaneta, nome dado a um planeta fora do nosso sistema solar, está aproximadamente a 28 milhões de anos-luz de distância – milhares de vezes mais do que os encontrados na Via Láctea.
“Estamos tentando abrir uma área totalmente nova para encontrar outros mundos, procurando candidatos a planetas em comprimentos de ondas de raio-X, uma estratégia que permita descobri-los em outras galáxias”, afirmou Rosanne Di Stefano, professora de astronomia no Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian em Cambridge.
Apesar da descoberta, os pesquisadores vão ter que esperar um bom tempo para confirmar se descobriram um exoplaneta exogalático. Devido à sua grande órbita, o candidato a planeta não passaria à frente de um parceiro binário pelos próximos 70 anos, significando que poderia levar décadas para confirmar a observação.
“Infelizmente para confirmar se estamos vendo um planeta precisaríamos esperar décadas para ver outra passagem”, diz o astrofísico Nia Imara, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, em comunicado. “E por causa das incertezas em relação à duração de sua órbita, não saberíamos exatamente quando olhar”.