Hommes

Ney Latorraca falece aos 80 anos no Rio de Janeiro

Ney Latorraca falece aos 80 anos após agravamento de câncer de próstata

Ney Latorraca | Reprodução Tv Globo

Uma grande perda! O ator Ney Latorraca (1944 - 2024) faleceu aos 80 anos nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, onde estava internado há seis dias. A causa da morte foi o agravamento do câncer de próstata, o qual enfrentava desde 2019.

 

Inicialmente, o ator passou por uma cirurgia para remoção da próstata, no entanto, a doença voltou em agosto deste ano, já com metástase. O tratamento foi feito, mas não obtiveram sucesso. 

 

Latorraca nasceu em Santos (SP) no dia 25 de Julho de 1944, e também era filho de artistas, Alfredo, cantor e crooner de boates, e Tomaza, corista. Quando tinha apenas 6 anos, o jovem participou de programas na Rádio Record e aos 19 anos, passou  em seu primeiro teste e fez "Pluft, o Fantasminha", de Maria Clara Machado.

 

Na década de 1970, atuou em diferentes espetáculos como Hair" (1970), "Jesus Cristo Superstar" (1972), "Bodas de Sangue" (1973) e "A Mandrágora" (1975). Além disso, também trabalhava em lojas de roupa feminina, foi vendedor de pedras semipreciosas e até atuou como funcionário de um banco. 

Ney Latorraca em 'VAMP' da TV Globo | Reprodução Tv Globo

O ator já passou pela TV Tupi, TV Cultura, depois pela TV Record, onde trabalhou por cinco anos. Foi em 1975 que Ney Latorraca estreou na TV Globo, com a novela “Escalada”. Um mês após o lançamento da novela, ele comentou: "Ele só balançava a cabeça. E o que aconteceu? Um mês depois que a novela estreou, o personagem fazia tanto sucesso que todo mundo queria saber quem era aquela pessoa jogada pelos cantos, muda", disse Ney ao Memória Globo.

 

Depois do sucesso como Felipe, seu personagem que não falava, apenas balançava a cabeça, Ney assinou um contrato de dois anos com a emissora. Emendou com "Estúpido Cupido" (1976), como Mederiquis. Aos 33 anos, Ney viveu um adolescente de 17, que só se vestia de preto e pilotava a lambreta Brigite.

 

Após tantos sucessos, Ney Latorraca gravou a sua última novela para a Globo em 2008, “Negócios da China”. Depois, fez uma participação especial em “Meu Pedacinho de Chão”, em 2014. 

Ney Latorraca em 'O Cravo e a Rosa' | Reprodução TV Globo

Seu último trabalho foi em "Cine Holliúde" (2019), cinco anos após anunciar que se aposentaria. "Está na hora de eu parar. Não quero mostrar minha decrepitude. Quero ficar em casa, descansar, viajar", disse em coletiva de imprensa.

 

Ney Latorraca deixa o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos. 

 

Famosos lamentam a morte do ator:

Através do Instagram, o autor de telenovelas, Walcyr Carrasco, lamentou: “LUTO! Ney Latorraca, sua partida representa uma perda irreparável para a cultura nacional. Que sua arte continue a inspirar e que sua memória seja eternizada em nossos corações. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores. Descanse em paz, Ney!“.

Ney Latorraca em 'Bang Bang' | Reprodução TV Globo

O ator Marcelo Serrado também lamentou a morte de Ney e prestou sua homenagem ao grande ícone da dramaturgia nacional: “Quando se vai um artista como Ney se vai um pouco de todos nós! Um dia triste porém o céu vai se encher de alegria ! 🫶🏼😢 Aqui uns momentos mágicos que vivemos juntos no especial pra @tvglobo , “Alexandre e outros Heróis “ 🎥🙏🏻🫶🏼🫶🏼💫 @antonioneylatorraca nosso amado amigo 🥲🥹 aqui nas fotos na série que foi indicado ao EMMY“, publicou.

  

Também nas redes sociais, a apresentadora Sonia Abrão publicou uma foto do artista, destacando a triste notícia: “MORRE NEY LATORRACA! O ator tinha 80 anos e estava internado na Clínica São Vicente, no Rio, por conta de um câncer de próstata e sofreu uma sepse pulmonar, segundo boletim médico. Ele deixa trabalhos marcantes como o vampiro Vlad da novela “Vamp” e o Cornélio de “O Cravo e a Rosa”, o Barbosa da TV Pirata, inúmeras minisséries e peças – como o Mistério de Irma Vap – e filmes! Que grande ator! Que grande perda no apagar das luzes de 2024. 🙏😢💔“, publicou ela.

Tags

Posts recomendados