ONU faz alerta assustador sobre igualdade de gênero
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, falou na Comissão sobre o Status da Mulher e fez alerta importante sobre os direitos femininos e igualdade de gênero.
A luta corajosa e incansável das mulheres para terem seus direitos garantidos continua persistente, mas segundo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a igualdade de gênero está "a 300 anos de distância". O levantamento foi feito pelas últimas estimativas da ONU Mulheres. Além disso, o representante da ONU afirmou que o progresso em direção à igualdade de gênero "está desaparecendo diante de nossos olhos".
Guterres citou na Comissão sobre o Status da Mulher, que as altas taxas de mortalidade materna, as meninas forcadas ao casamento precoce e a agressão física em alguns países por frequentar a escola, são alguns exemplos que mostram ao mundo o retrocesso e a distância para igualdade de gênero.
"Os direitos das mulheres estão sendo pisoteados, ameaçados e violados em todo o mundo", disse Guterres, citando alguns países em particular incluindo o Afeganistão, onde ela disse que "mulheres e meninas foram apagadas da vida pública".
Para alcançar a igualdade de gênero, o secretário-geral das Nações Unidas pediu ações “coletivas” e “urgentes”, desde o aumento da educação, renda, empregos e participação na ciência e tecnologia para mulheres, especialmente nos países do Sul Global,
“Séculos de patriarcado, discriminação e estereótipos nocivos criaram uma enorme lacuna de gênero na ciência e na tecnologia. Sejamos claros: as estruturas globais não estão funcionando para as mulheres e meninas do mundo. Eles precisam mudar”, afirmou Guterres.