Saúde e bem-estar: quer ter uma vida mais saudável em 2021?
1 - Vegetais: crucíferos, da família do alho e verdes
Não é novidade que vegetais como repolho, couve-flor, brócolis e agrião, os chamados vegetais crucíferos, são fontes de fibras e ricos em vitaminas e minerais, mas as vantagens para a saúde não param aí. Pesquisas determinaram que esse grupo de vegetais auxilia na prevenção de doenças como o câncer, por causa de seu alto teor de glicosinolatos. Já os vegetais da família do alho, como ele próprio, o alho-poró, a cebola e a cebolinha, não só são essenciais como temperos, como também diminuem o colesterol e a pressão alta. Os vegetais verdes, por sua vez, têm alta concentração de vitaminas, fibras e minerais, além de luteína e zeaxantina, que reduzem as chances de doenças oftalmológicas, cardíacas, bem como previnem diabetes e alguns tipos de câncer.
2 - Peixes gordurosos
Incluir peixes como salmão e atum no cardápio ao menos duas vezes na semana contribui para a prevenção da depressão, de doenças coronárias e do câncer. Isso porque são ricos em ômega-3 – gorduras necessárias para a saúde não produzidas pelo próprio corpo.
3 - Nozes
A gordura monossaturada das nozes é saudável para o coração e auxilia na redução do colesterol, bem como diminui o risco de diabetes e obesidade.
4 - Feijão
Além de rica fonte de fibras, proteínas ferro, potássio, magnésio e zinco, os feijões diminuem o risco de doenças cardíacas.
5 - Alimentos com baixo teor de gordura de leite
Fonte de cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A, D e B12, esses alimentos também contribuem para a perda de peso, em especial na região abdominal.
6 - Maçã
A pectina da fruta colabora para a redução do açúcar no sangue e dos níveis de colesterol. Além disso, a maçã contém Vitamina C.
7 - Chás
Os antioxidantes presentes nos chás contribuem para a prevenção do câncer, de doenças coronárias e diabetes. A ingestão de chás também potencializa o metabolismo, auxiliando na perda de peso. Uma dica valorosa para os que tem o hábito de ingerir a bebida é pingar algumas gotas de limão no chá: isso faz com que o organismo absorva 80% mais dos antioxidantes nele presentes.
8 - Frutas vermelhas
Morango, mirtilo, framboesa e amora são alguns exemplos de frutas que atuam como antioxidantes, além de prevenirem alguns tipos de câncer, infecções urinárias, doenças cardíacas e perda de memória, por serem ricas em vitamina C, antocianinas, catequinas, quercetina, rutina, flavonoides e ácidos gálico e elágico.