Dolce & Gabbana aposta em joias coloridas para coleção Easy Rainbow
Pedra sobre pedra! Dialogando com a vertente mais exuberante da moda atual, Dolce & Gabbana aposta nas joias coloridas.
No universo da Dolce & Gabbana, paisagens, tradições culturais e sentimento de herança familiar típicos da Sicília têm como sustentação o preciosismo do fazer artesanal que se estende da moda à joalheria. A marca é uma das poucas cujo ateliê assume praticamente todas as etapas de execução de uma joia ou de um relógio. Na oficina localizada em Legnano, são 15 ourives entre os 42 funcionários – há gemólogos, relojoeiros, gravadores e outros profissionais – capazes de misturar antigas técnicas de ourivesaria provenientes da tradição italiana com a tecnologia mais avançada, como o processo de impressão 3D usado para criar protótipos. É essa fusão harmônica entre passado e presente que dá charme à coleção Easy Rainbow.
Para emoldurar pedras de todas as cores do arco-íris, Domenico Dolce e Stefano Gabbana, junto com os artesãos, resgataram uma das técnicas mais representativas do trabalho de filigrana: a arte do enrolamento de arame, que consiste em um ou dois finos fios de ouro torcidos manualmente. Difundido na Itália no Renascimento, esse método reproduzia uma forma já utilizada por árabes e espanhóis durante a Idade Média. Na coleção, esses fios de ouro amarelo funcionam como delicado acabamento para as pedras e, também, aparecem alternados com pequenos logotipos.
Há anéis com pendentes delicados, brincos com formas clássicas ou composições mais inusitadas, pulseiras e colares com uma profusão de pedras, como topázios, rodolitos, ametistas, turmalinas, quartzos, citrinos, peridotos, tanzanitas, águas-marinhas e kunzitas. A estética agrega um ar retrô às peças, reforçando a ideia de joia de família sob a leveza da cartela cromática formada por tons suaves e fortes. A proposta é de peças impactantes que vão bem no dia a dia e se mantêm facilmente na agenda noturna, seja para dar um toque divertido ao sexy vestido preto, seja para acompanhar a exuberância do mix and match de estampas sicilianas. A proposta, ainda, é não ter medo de ousar na hora de empilhar colares e pulseiras, como faz a modelo Gaia Schiralli para a campanha fotografada por Haris Farsarakis.
“O mundo da joalheria é fascinante porque uma joia conta uma história e agrega tradições e valores”, comenta Stefano. É o que a dupla criativa procura imprimir desde a primeira coleção, apresentada em 2011 – no ano seguinte viria a série inicial de alta joalheria. “Às vezes, partimos de um esboço; às vezes, a beleza das pedras nos surpreende e nos impulsiona completamente. Começamos por brincar com a sua disposição, procurando o equilíbrio e a harmonia das cores e das formas”, acrescenta Domenico. O resultado alegre, despretensioso e precioso, ao mesmo tempo, reflete esse processo.