Moda

De A a Z: Stella McCartney traz valores como ética e comunidade em nova coleção

Fique por dentro das últimas novidades da label
clothing apparel person human fashion robe

Como não falar da britânica Stella McCartney quando o assunto tange a marcas disruptivas? Em 2019, a estilista apresentou seu verão 20 com 75% da coleção composta por materiais eco-sustentáveis. Já no outono 20, promoveu um protesto em meio ao desfile contra o uso de pele animal e a proteção ambiental. Ou ainda, como não lembrar da sua primeira coleção agênero?

Stella McCartney sempre se mostrou uma designer que abraça diversos movimentos e o ativismo. O momento global atual caótico soou como um despertar para a Stella. Com mais tempo em casa, surgem novas reflexões: como podemos voltar ao mundo mais atentos e mais conscientes? Numa noite sem dormir, Stella elevou seus pensamentos ao que realmente importa e colocou tudo palavras, ou melhor, em um alfabeto de A a Z.

Para o lançamento da primavera 21 - apresentada em outubro mas que começou ser vendida agora - a estilista convidou 26 nomes para ilustrar cada letra que se desdobra em um manifesto por meio das visões desses artistas globais - que vão desde talentos da próxima geração a amigos como Olafur Eliasson, Jeff Koons, Sam Taylor-Johnson e outros.

 A-Z DE STELLA MCCARTNEY

StellaMCcartney-primavera-2021-1.jpg
STELLAMCCARTNEY.jpg
Arte de Rashid Johnson

A para Accountable (Responsabilidade)

 

O casaco Adrienne é uma edição limitada feita de Fur Free Fur reaproveitada das coleções de outono de 2019 e inverno de 2019. 

SMC_SW_A-Z_660x990_2.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-2.jpg
Arte de Peter Blake

B para Britânicos

O atemporal terno britânico é uma homenagem ao treinamento de Stella em Savile Row, orientado por Edward Sexton. Seus pais compartilhavam um guarda-roupa e adoravam alfaiataria, inspirando a dicotomia característica de feminilidade e masculinidade, que pode ser observada na jaqueta Aya e nas calças Louise. 

StellaMCcartney-primavera-2021-4.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-3.jpg
Arte de Chantal Joffe

C para Consciente

O trench coat Leanna é composto conscientemente por materiais vegetais, com o interior revestido por linho sustentável e o exterior impresso em algodão. O linho é uma fibra ecológica que usa muito menos água e pesticidas em comparação com o algodão convencional.

StellaMCcartney-primavera-2021-6.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-5.jpg
Obra de Erté

D para Desejo

 

A desejabilidade é essencial para a sustentabilidade. Aqui o desafio é criar roupas que as mulheres sonham em vestir e ainda que cuidem como se isso fosse um verdadeiro investimento; o oposto de descartável. O vestido Alessandra é feito de renda de náilon reciclado Q-NOVA® e acabamentos de renda reaproveitados da coleção de verão 2018.

StellaMCcartney-primavera-2021-8.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-7.jpg
Arte de Cindy Sherman

E para Effortless (sem esforço)

A excelência de Stella ao traduzir o estilo feminino com pegada statement acontece naturalmente. Vê-se pelo macacão de malha + calça, feitos com viscose 100% rastreável proveniente de florestas certificadas e geridas de forma sustentável na Suécia.

StellaMCcartney-primavera-2021-10.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-9.jpg
Obra de arte de Lorenzo Vitturi

F para Falabella

 

Estreada em 2009, a bolsa vegana intitulada 'Falabella' se tornou um ícone para a marca. Uma edição única e limitada foi revistada pela artista americana têxtil, Sheila Hicks. Na versão 2.0 ela é ainda mais sustentável; o forro é de poliéster reciclado e as correntes da carroceria com corte de diamante são feitas de alumínio de baixo impacto. 

StellaMCcartney-primavera-2021-12.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-11.jpg
Obra de George Condo

G para Gratidão

 

 

Expressando visualmente a gratidão que Stella sente pelas comunidades de forças criativas que a cercam, a estilista cria o vestido dourado Laura usando materiais reaproveitados da coleção Primavera 2018 - criando uma peça rara e exclusiva que minimiza o desperdício e uso de materiais virgens.

StellaMCcartney-primavera-2021-13.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-14.jpg
Arte de Alex Israel

H para Humor

O humor é fundamental para a missão consciente de Stella; embora a sustentabilidade seja séria, nem sempre precisamos ser. Sabe o protesto na passarela que falamos lá em cima? Nele os modelos vestiam fantasias de vacas, estas mesmas vacas que agora estão segurando as icônicas bolsas veganas. Usar alternativas ao couro animal evita o desmatamento, reduz as emissões de gases de efeito estufa e a disseminação de produtos químicos.

StellaMCcartney-primavera-2021-16.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-15.jpg
Arte de Urs Fischer

I para Intimidade

A mulher Stella é naturalmente sensual e possui uma conexão íntima com elas mesmas e a Mãe Terra. 'Stellawear' é uma peça boa tanto para o corpo como para o planeta. Usado de forma híbrida, como roupa de banho e roupa íntima, esta linha versátil molda o corpo usando fio de náilon regenerado ECONYL®, feito de resíduos pós-consumo e plásticos oceânicos, e fibras eco-inteligentes ROICA ™. Também é testado contra raios ultravioleta e seguro para cloro e água salgada.

StellaMCcartney-primavera-2021-18.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-17.jpg
Obra de arte de Hou Zichao

J é para Joy (alegria)

 

Inspirado no espírito livre natural da mãe de Stella, 'Linda' é um minivestido super feminino, leve e fácil de usar. É adornado com bordados caprichosos em um azul suave. Também carrega um lembrete sutil de que a moda é alegre; a moda é escapismo; a moda é positiva.

StellaMCcartney-primavera-2021-20.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-19.jpg
Arte de Jeff Koons

K é para Kindness (gentileza)

 

Com a evolução da mentalidade e espírito que somos todos um, nos esforçamos para ser gentis com o planeta e todas as criaturas que o habitam. O macacão hippie é inspirado na disposição da mãe de Stella, Linda, que alegremente carrega bordados ricos e uma sensação de tricô feito à mão.

StellaMCcartney-primavera-2021-22.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-21.jpg
Obra de arte de Linda McCartney

L para Linda

Stella sempre se inspirou nos valores criativos, feministas e ativistas animais de sua mãe, Linda. O relacionamento delas é traduzido no modelo 'Elle all-in-one', mangas e pernas largas e silhueta dramática para arrematar. A estampa floral 'Linda', é feita com viscose 100% rastreável e ecológica; quando uma árvore é cortada, outra é plantada.

StellaMCcartney-primavera-2021-24.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-23.jpg
Obra de arte de Mert e Marcus

M para Mindful

 

Como citado anteriormente, sabemos que o A a Z de Stella se originou durante a quarentena, um momento de pausa que nos permitiu refletir e retornar ao mundo mais atentos. O vestido Mara expressa exatamente esse mood, feito de viscose reciclada e ecológica proveniente da coleção Primavera 2020, cortada em tiras e colocada em um tule transparente para criar movimento.

StellaMCcartney-primavera-2021-25.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-26.jpg
Obra de arte de Lila Azeu

N para Natureza

A natureza é uma inspiração recorrente para Stella. As estampas vintage ativistas dos direitos dos animais do vestido de patchwork da Nature foram recicladas de camisetas descartadas. Elas são feitas de algodão 100% orgânico e cultivadas sem o uso de pesticidas tóxicas e fertilizantes sintéticos.

StellaMCcartney-primavera-2021-28.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-27.jpg
Ilustrações de Olafur Eliasson

O para Orgânico

 

A camiseta 'Rostos em Lugares' incorpora um humor natural e orgânico. É  como se fosse uma homenagem para a Mãe Terra, essas peças são feitas de algodão orgânico - cultivado sem insumos químicos, melhoram a saúde do solo e promovem melhorias nos padrões sociais para os agricultores.

StellaMCcartney-primavera-2021-30.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-29.jpg
Obras de arte de alunos da escola de arte Kourtrajmé de JR

P para Progresso

Uma perspectiva progressista é característica de Stella. Questionar mudanças sociais positivas e usar a moda para evoluir é a sua dádiva. O vestido Phoenix traduz exatamente essa atitude, feito de renda de náilon reciclado Q-NOVA® e enfeites de renda reaproveitados da coleção de verão 2018.

StellaMCcartney-primavera-2021-31.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-32.jpg
Uma arte de instalação de Nick Cave e Bob Faust

Q para Questionamentos

Sempre questionamos a indústria da moda, porém, durante a quarentena, percebemos que chegamos no momento de questionar a nossa própria abordagem. A jaqueta Elisabeth e as calças Jayda nos encorajam com a feminilidade confiante necessária para a mudança.

StellaMCcartney-primavera-2021-34.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-33.jpg
Arte de Taryn Simon

R para Reaproveitamento

Criar um novo propósito para peças de edição limitada usando estoque antigo para definir um novo padrão de giro. A jaqueta e calças Patchwork Shades são itens de um verdadeiro colecionador. Feitos de jeans de algodão orgânicos reciclado das coleções de verão 2017 e verão 2019, os tecidos reaproveitados foram cortados e remendados para fazer peças únicas - minimizando o desperdício e uso de matéria-prima.

StellaMCcartney-primavera-2021-36.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-35.jpg
Arte de Hajime Sorayama

S para Sustentabilidade

Em 2018, Stella colaborou com a adidas no primeiro modelo de Stan Smiths vegano - mais um grande passo em direção a uma indústria de moda sustentável e sem couro. A pecuária é o grande impulsionador das mudanças climáticas e do desmatamento responsável por aproximadamente 18% das emissões mundiais de gases de efeito estufa. Ao criar uma alternativa livre de animais que é indistinguível do couro de vaca, a label protege os seres humanos e o planeta Terra.

StellaMCcartney-primavera-2021-38.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-37.jpg
Obra de arte de William Eggleston

T é para Timeless (atemporalidade)

 

Desenhar roupas que podem ser apreciadas em qualquer temporada é a verdadeira sustentabilidade. O vestido de bolinhas Arielle é originário da coleção de inverno 2011, atualizado com materiais contemporâneos - 100% rastreáveis, viscose e acetato ecologicamente corretos, ambos fibras à base de celulose originadas de árvores. A label  só fechou parcerias com fornecedores que nunca compraram de florestas ameaçadas de extinção, preservando-as para as gerações futuras.

SMC_SW_A-Z_660x990_21.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-40.jpg
Obra de Emilie Pria e Paulo Accioly

U para Utilidade 

Stella carrega como assinatura a funcionalidade presente nas suas peças. O macacão Alessia expressa essa perspectiva utilitária e a destaca com materiais inovadores - feitos de um tecido Pathos suave, diretamente da Itália, misturando algodão orgânico, náilon e linho.

StellaMCcartney-primavera-2021-42.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-41.jpg
Arte de Will Sweeney

V para Vegano 

Nunca tendo usado couro, penas, pele ou peles desde o primeiro dia de existência, todos os sapatos e bolsas da Stella são veganos - o que significa que eles não usam produtos de origem animal e são livres de crueldade. A marca garante revelar em breve uma próxima geração de alternativas ao couro sustentável, baseado em plantas e sem animais. Também dando a vida a um antigo desejo: uma madeira de sola intermediária para bota over-the-knee Emilie, composta por um termoplástico reciclável.

StellaMCcartney-primavera-2021-44.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-45.jpg
Obra de arte de Sam Taylor-Johnson

W é para Womanhood (feminilidade)

Stella McCartney é uma marca fundada e liderada por mulheres, com empoderamento feminino focado para os valores e visão estética. O vestido Ofélia personifica a mulher Stella; naturalmente destemida e inspirado pela natureza.

StellaMCcartney-primavera-2021-47.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-46.jpg
Ilustrações de Ed Ruscha

X é para XO (beijo) 

Feminino e irreverente, esse earcuff é como um beijo - assinatura de Stella. As joias da Primavera de 2021 são uma série de dicotomias; estilos clássicos e designs contemporâneos e naturalmente sutis e marcantes.

StellaMCcartney-primavera-2021-48.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-49.jpg
Arte de Jermaine Francis

Y é para Yough (juventude)

Ativismo, ausência de gênero, conectividade - a marca abraça e é inspirada pela abordagem vocal e fluida da próxima geração, indo além dos rótulos para que haja união. Os conjuntos são todos unissex e feitos de 100% algodão orgânico certificado, personificando um uniforme para os líderes do amanhã.

StellaMCcartney-primavera-2021-51.jpg
StellaMCcartney-primavera-2021-50.jpg
Obra de Joana Vasconcelos

Z é para desperdício Zero

A marca se propõe a fazer jus ao conceito de desperdício, revisitando antigos sucessos para criar algo novo e inesperado. Cada vestido Gabriela carrega sua uma particularidade única e super rara. Criados a partir dos tecidos estampados de 9 coleções de ready-to-wear passadasprimavera de 2015, verão de 2015, outono de 2015, primavera de 2016, primavera de 2018, inverno 2018, inverno de 2019, primavera de 2020 e verão de 2020. 

Tags

Posts recomendados