J.W. Anderson e a revolução da Loewe
O que mudou (e continua mudando) na grife mais antiga e tradicional da Espanha graças ao diretor criativo norte-irlandês, J.W. Anderson
Quem vê a Loewe de agora, toda moderninha e muuuuito cool, pode não imaginar que a grife é uma das mais antigas do mundo e começou como uma selaria - fundada em Madrid, em 1846. Isso porque o bum da espanhola aconteceu há apenas 6 temporadas com a chegada do estilista norte-irlândes Jonathan Anderson (também diretor criativo da sua J.W. Aderson).
J.W. revolucionou a grife mesmo sem mexer em seu DNA - os couros trabalhadíssimos continuam lá, assim como as referências pescadas na cultura espanhola. O frescor está justamente em misturar esses clássicos gêneros Loewe, aquilo que suas clientes esperam ver nas peças, a elementos divertidos e modernosos. As saias de camurça ganharam shapes inesperados, a camisaria começou a aparecer em estampas lúdicas, os vestidos passaram a ter muito brilho, as bijoux se tornaram GG e as bolsas adquiriam formatos de elefantes, coalas e, hoje - no desfile de outono inverno 2017-, de gatos.
Ah, também vale lembrar que a Loewe foi uma das pioneiras no conceito see now, buy now e há várias temporadas permite que os clientes comprem online os acessórios desfilados há apenas algumas horas. Tudo obra de Jonathan.
Com a coleção apresentada hoje não será diferente, tudo acessível a apenas alguns cliques. Aliás, uma das características do trabalho do jovem estilista é justamente essa: ter continuidade. Uma coleção conversa com a outra, evolui a partir da anterior.
Para esta temporada, as texturas (e o couro, claro!) são destaque junto ao mood melodramático.
A identidade visual da casa não passou despercebida e mudou tanto quanto as roupas. As fachadas das lojas agora exibem cenário cool e as campanhas de cunho mais artístico do que comercial ganharam as ruas, literalmente! Na mais recente, fotografada há pouco por Steven Meisel, Gisele Bündchen aparece usando um chapéu com uma torrada estampada - por que não?
E já que a ordem é dinamizar, todas as frentes devem agir em conjunto. O site da Loewe além de vender roupas e trazer novidades da grife, tem conteúdo - um dos melhores entre as marcas de moda, vale dizer. A espanhola também tem publicações masculina, feminina e de arte - impressas e online.
A casa também apresenta anualmente um projeto na feira de móveis de Milão; produz algumas exposições artísticas de temporada - a mais recente foi em Ibiza; e é responsável pela Fundação Loewe, criada na década de 1980 com o objetivo de promover a criatividade e projetos no campo artístico.