Kitsch - O avesso do quiet luxury é o novo grito de estilo
O luxo pode até tentar passar despercebido em sua tendência "quiet", mas a expressão própria ecoa gritos de estilo em avesso
Kitsch é uma palavra de origem alemã, o termo tem sido usado para descrever uma estética baseada em misturar diferentes elementos, causando a sensação de exagero e mostrando que nem sempre o clássico precisa ser o padrão.
Frequentemente explorada nas artes, essa tendência chegou ao mundo da moda e tem causado opiniões contrárias: para alguns, uma nova maneira de se comunicar, para outros, puro mau gosto. Mesmo com o "quiet luxury" dominando a moda, parece que o kitsch veio para ficar, o modelo e empresário Gustavo Fellipe vice essa dualidade em sua rotina e compartilha o grito de criatividade que está ecoando pelo mundo.
“Vejo o kitsch como uma forma de se expressar, sim, porque às vezes usamos nossas roupas para mostrar um pouco nosso estado em determinado momento, mas entendo quem não goste tanto porque, de fato, às vezes pode parecer muita informação. Mas não é assim que nos sentimos às vezes? O kitsch está muito ligado ao sentimentalismo e eu acredito que o exagero também tem sua beleza”, reflete.
A realidade é que o Kitsch está entre o streetstyle a muito tempo, com nomenclaturas que passaram do maximalismo ao overlayering, já era de se imaginar que seria o primeiro eco em oposição ao "quiet luxury'. Apesar de ser muito mais explorado nas artes, ele retorna agora no cenário da moda.
"Acredito que isso seja um reflexo da sociedade consumista que estamos vivendo. Hoje em dia, tudo acontece ao mesmo tempo e, para mim, é impossível que isso não se reflita em diferentes âmbitos”, analisa ele, que já esteve em Nova York, República Dominicana, Los Angeles, Roma e Veneza.
“É um estilo diferente e excêntrico, mas não vejo vulgaridade ou inferioridade nele. Pelo contrário, é bastante criativo e grandes nomes da moda já fizeram algum trabalho envolvendo o kitsch, como o designer John Galliano e a marca Gucci. Para quem gosta de ser ousado e não é tão adepto assim do quiet luxury, esse estilo é perfeito”, finaliza.
O silenciamento do luxo não parece ter muito futuro entre uma geração com a intenção de "gritar aos quatro ventos", a sua expressão criativa enquanto revoluciona o mundo da moda. O que poderia parecer "exagero" é na verdade uma projeção de desejos por estampas, cores, texturas e muita informação.