Marina Saleme: artista plástica mergulha na estamparia autoral
Em paralelo à sua carreira consolidada no universo da artes, Marina Saleme se dedica à estamparia autoral
Marina Saleme, renomada artista plástica de São Paulo, mergulhou de cabeça em um trabalho que havia ganhado o seu coração desde a infância: a estamparia autoral. Saleme se baseia em um processo lúdico e instintivo para a confecção de suas peças, que são exclusivas e únicas.
A artista é nascida e criada em São Paulo, formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, e tem uma carreira sólida no ramo. Expõe seus trabalhos desde 1992 em galerias e museus, sendo representada desde 1994 pela galeria Luisa Strina.
Sempre foi apaixonada por tecidos e estampas, cresceu em meio aos rolos coloridos dos fios de tecelagem de seu pai, um industrial do ramo têxtil. Começou a estampar a partir do interesse em vestir estampas diferentes das que já existiam no mercado.
Suas criações multicoloridas nascem de delicados prints pintados à mão pelos quais vão surgindo uma ampla gama de itens - caftãs, chemises, kimonos, vestidos, saias, dentre outros, expressivos e elegantes, sempre produzidos em tecidos nobres como a seda. A proposta da marca atende mulheres que buscam por roupas sofisticadas e que possam ser usadas de diversas maneiras, quer na praia, na cidade, jantar, festa ou casamento.
A artista não trabalha com "coleções”, as peças vão surgindo no seu próprio tempo e em pequena escala, feitas com esmero e caráter atemporal, nada que evoque a banalidade e o descarte do fast fashion.
A marca Marina Saleme pode ser encontrada no charmoso ateliê-loja, situado no Jardins, além da Casa Cipó e na Dona Coisa, no Rio.