Mary Quant morre aos 93 anos
Mary Quant ajudou a moldar o estilo dos anos 60 com seus comprimentos mini
Mary Quant, a estilista britânica que ficou conhecida por colocar a minissaia na moda, morreu aos 93 anos na manhã desta quinta-feira, 13/04. Uma declaração de sua família afirma que ela morreu pacificamente em casa em Surrey, Reino Unido. Mary foi uma das estilistas mais reconhecidas internacionalmente do século 20 e uma inovadora notável que ajudou a moldar o estilo dos anos 60.
No início de sua carreira, Mary Quant desafiou os padrões da época, inventando um modelo de saia que tinha “apenas” 30 centímetros de comprimento, suas modelagens eram simples e suas cores vibrantes, o que criou na época uma grande polêmica. Entretanto, ela libertou as mulheres dos comprimentos longos, dando início a uma nova revolução na moda.
Ela estava na vanguarda da mudança da moda dos anos 60, que colocou a juventude no centro das atenções pela primeira vez. Suas roupas se inspiraram em subculturas e, embora não fossem baratas, suas peças eram mais acessíveis do que as feitas por grandes grifes na época.
Em 2014, ela foi nomeada dama por serviços prestados à moda britânica na lista do Ano Novo da Rainha Elizabeth II e, na época, ela disse: “Estou absolutamente encantada por ter recebido esta grande honra. É extremamente gratificante que meu trabalho na indústria da moda tenha sido reconhecido e reconhecido de forma tão significativa.” A honra especial é concedida àqueles que fizeram uma contribuição importante para as artes, ciência, medicina ou governo, como Sir David Attenborough e Dame Judi Dench, entre os que receberam esta honra.