Moda sustentável: conheça famosas adeptas ao movimento
A moda sustentável pensa em soluções responsáveis para o meio ambiente e vai na direção contrária ao fast fashion e ao consumismo
Meghan Markle
Meghan Markle constantemente faz aparições vestindo marcas de moda sustentáveis. Stella McCartney, grife de luxo referência em produções eco-friendly, é uma das favoritas da duquesa de Sussex. Além do mais, peças vintage e roupas repetidas inspiram os fãs de Meghan a adotarem um estilo mais responsável e consciente.
Com foco na qualidade e na durabilidade das peças, a moda sustentável visa, principalmente, reduzir impactos no meio ambiente. Isso envolve tanto a parte de produção, focada na economia de água, em materiais recicláveis e na mão de obra qualificada, quanto a parte de descarte, focada na durabilidade, na redução de lixo e no consumo consciente.
Diante da maior divulgação e conscientização a respeito do assunto, o mercado da moda sustentável tem ganhado cada vez mais força e diversas celebridades apoiam esse movimento. A seguir, confira 5 nomes importantes do meio artístico que defendem a sustentabilidade na área da moda.
Gisele Bündchen
Gisele Bündchen é uma grande defensora da sustentabilidade e possui um guarda-roupa apenas com peças-chave. Para tapetes vermelhos e eventos importantes, a top model aposta em looks sustentáveis de grandes marcas e já repetiu produções diversas vezes.
Gisele também já foi reconhecida pelo Instituto UCLA do Meio Ambiente e Sustentabilidade e participa de diversas ações em prol do meio ambiente. "O mundo precisa de pessoas e empresas que possam liderar o caminho para soluções mais sustentáveis", escreveu em uma de suas publicações no Instagram.
Emma Watson
Emma Watson, além de feminista, é ativista pelo meio ambiente e defende a moda sustentável. Prova disso é que, recentemente, a atriz se tornou presidente do Comitê de Sustentabilidade do Conselho de Administração do Kering, grupo de luxo proprietário das marcas Gucci, Saint Laurent, Balenciaga etc.
Em tapetes vermelhos, Emma opta por produções ecológicas em parceria com grandes marcas. No prêmio Earthshot, que tem o objetivo de incentivar projetos tecnológicos que pensem na proteção e restauração do meio ambiente, a eterna Hermione usou uma peça feita a partir de 10 vestidos de noiva de segunda mão, com transmissão neutra em carbono e abordagem de desperdício zero.
Marina Ruy Barbosa
Muito ligada à moda desde a infância, Marina Ruy Barbosa criou sua marca de roupas Ginger, na qual preza pela muito sustentabilidade. A grife, lançada em 2020, foca especialmente em processos de produção inteligentes, tecidos sustentáveis e etiquetas feitas de papel semente.
Além disso, a marca apoia ONGs e projetos sociais que trabalham em prol do impacto social e ambiental. "Eu sou feliz e tenho orgulho de ser narradora dessa história tão bonita e que hoje, faz parte da vida de tanta gente", escreveu a atriz em um post de agradecimento pelos 3 anos de Ginger.
Glória Pires
Você sabia que Glória Pires, além de atriz, é dona de um dos primeiros marketplaces sustentáveis do Brasil? A Bemglô foi criada em 2014 com o objetivo de vender produtos com baixo impacto ambiental. Entre acessórios, roupas e outros objetos, tudo é fornecido de forma artesanal, produzidos por um grupo específico de artesãs e pequenos produtores.
Em 2020, a Bemglô foi certificada como Empresa B, na qual reconhece companhias que trabalham com soluções socioambientais. "A consciência socioambiental tem sido uma construção ao longo da minha vida. A sustentabilidade cada vez faz mais sentido", declarou a atriz em uma publicação no Instagram.