Sandália Birkenstock: 250 anos como uma das mais desejadas do mundo
A sandália Birkenstock faz 250 anos se mantendo como uma das mais descoladas e desejadas do planeta
A sandália Birkenstock faz 250 anos se mantendo como uma das mais descoladas e desejadas do planeta. Confira!
A sandália Birkenstock nasceu no século 18, em 1774, na Alemanha, pelas mãos de Johann Adam Birkenstock. Sua intenção era priorizar a saúde dos pés e apoiar o movimento natural, permitindo que as pessoas caminhassem como a natureza pretendia. Essa filosofia atemporal que vai além do conforto fez com que ele desenvolvesse calçados com um propósito. Elas são sucesso absoluto, usadas de Jimmy Butler a Jason Momoa, de Michelle Obama a Taylor Swift. Em 1992, Marc Jacobs apresentou o modelo Arizona na sua coleção Grunge. No mesmo ano, Whoopi Goldberg usou Birkenstocks na Time. Em 2003, a marca começou a trabalhar com Heidi Klum para vários colaborações. Em 2017, fazia seu primeiro desfile na Paris Fashion Week. “Ainda assim, nosso foco sempre foi tornar nossa palmilha acessível a todos. Nossa história é de propósito e autenticidade. Acreditamos que todos podem se beneficiar do suporte exclusivo de nossos calçados”, fala David Kahan, presidente das Américas. E foi assim que a marca transcendeu tendências e gerações, tornando-se uma escolha atemporal para milhões.
A força da Birkenstock parece mesmo estar em ser democrática, agradando a pessoas de todos os gêneros e todas as idades. “Nossos produtos unem gerações, da filha de 16 anos até a mãe e a avó, todas amando e usando o mesmo par de Arizonas. Essa paixão compartilhada vem de nossos benefícios universais: suporte ortopédico, movimento natural e estilo duradouro”, diz Kahan. A marca permanece fiel aos seus valores essenciais, enquanto inova continuamente para atender às necessidades dos clientes mais jovens, trazendo novos designs e materiais e expandindo categorias de produtos.
“As sandálias geralmente se tornam objetos de família estimados que são passados de geração em geração, carregando consigo um senso de história e memórias pessoais. Elas são feitas para resistir, com materiais duráveis e um design que transcende tendências. Essa longevidade significa que podem ser usadas e apreciadas por muitos anos, muitas vezes se tornando parte de histórias e tradições familiares. Muitos de nossos clientes compartilham memórias de usar Birkenstocks com seus pais ou avós, e eles continuam a tradição apresentando os próprios filhos à marca.”
“ELAS SÃO feitas PARA RESISTIR, COM MATERIAIS duráveis E UM DESIGN QUE transcende TENDÊNCIAS. ESSA LONGEVIDADE SIGNIFICA QUE podem SER usadas E apreciadas POR MUITOS ANOS, MUITAS VEZES SE TORNANDO parte de histórias E TRADIÇÕES FAMILIARES.”
DAVID KAHAN
As colaborações estratégicas são uma maneira fundamental de manter a marca atualizada e relevante. “Ao fazer parcerias com grifes e designers influentes, trazemos elementos contemporâneos para nossas coleções e alcançamos novos públicos. Por exemplo, nossa parceria com a Valentino reinventou a sandália Arizona com cores ousadas e materiais premium, enquanto nossa collab com a Dior trouxe elementos da alta-costura para nossas silhuetas icônicas, resultando em interpretações de alta qualidade exibidas na passarela. Outras colaborações notáveis incluem Rick Owens, Manolo Blahnik e Fear of God, cada uma adicionando novas dimensões ao nosso estilo”, sempre respeitando a herança e o artesanato da marca, logicamente.
Arquivo Birkenstock
Sim, existe um arquivo Birkenstock que remonta às origens, de 1774. E ele não serve apenas como um registro da herança, mas também como um testamento da evolução dos designs e do desenvolvimento da palmilha icônica. “Nos últimos dois séculos e meio, a Birkenstock permaneceu fiel às suas raízes no artesanato e no suporte ortopédico, mas também evoluiu em resposta às mudanças nas necessidades do consumidor e nas tendências da moda.” A palmilha exclusiva é feita de uma combinação de cortiça natural e látex. As tiras superiores são de vários materiais, incluindo couro natural, camurça, nobuck e alternativas ecológicas e veganas como Birko-Flor® e Birko-Flor® Nubuck. Além disso, existe a versão de EVA em modelos leves e à prova d’água, ideais para uso na praia e ao ar livre. “Esses materiais não são apenas componentes – eles são essenciais para proporcionar a sensação e o suporte únicos que definem nossas sandálias. A palmilha icônica, que permanece inalterada desde sua criação, é a base de cada sandália. Com mais de 700 silhuetas em nosso arquivo, temos uma fonte infinita de inspiração para revisitar e reimaginar.” São introduzidas novas cores, novos materiais… “Um ótimo exemplo é nosso conceito Big Buckle, lançado em 2017. Essa interpretação moderna da sandália clássica Arizona apresenta fivelas grandes, adicionando um toque contemporâneo ao mesmo tempo em que preserva a silhueta familiar. A Big Buckle tem sido um grande sucesso, crescendo mais rápido do que a marca como um todo.”
A jornada fashion da label começou com sua adoção pelo movimento de contracultura nas décadas de 1960 e 1970. As sandálias nada convencionais foram adotadas pela comunidade hippie nos Estados Unidos – e essa conexão inicial com subculturas preparou o cenário para a influência posterior da Birkenstock na moda global. “A indústria fashion descobriu oficialmente a marca em 1983, quando os designers começaram a incorporar nossas sandálias em suas coleções por seu apelo autêntico. Nossa transição para a alta-costura ganhou força em 2003, com nossa primeira colaboração com a supermodelo Heidi Klum”, conta ele.
Estamos falando de uma marca amada ao redor do mundo. “Os consumidores brasileiros são particularmente atraídos por modelos icônicos como o Arizona, o Gizeh e o Boston, pois eles refletem o equilíbrio ideal de versatilidade, sofisticação discreta e elegância descontraída”, afirma Kahan. E também pioneira: “Desde a introdução de nossa sandália original com palmilha, a Madrid, em 1963, todos os nossos estilos são unissex, oferecendo o mesmo suporte e estilo atemporal para todos. Essa abordagem estava bem à frente de seu tempo e se alinha perfeitamente com o movimento atual em direção à moda neutra em termos de gênero”.
Para celebrar seus 250 anos, a marca vai lançar o The Book of Birkenstock, que oferece uma jornada visual por sua história, seu artesanato e sua relevância cultural. Além disso, traz também Old Mills Never Die, um conjunto de quatro livros em edição especial com curadoria de Gerhard Steidl que explora diferentes aspectos do universo da marca. E há um site dedicado ao 250º aniversário, que serve como um centro para essas celebrações, para continuar a inspirar e conectar pessoas ao redor do mundo.