Pop culture

Aracy Balabanian, eterna 'Dona Armênia', morre aos 83 anos

Aracy Balabanian estava em tratamento contra câncer no pulmão

head person face lady happy smile adult female woman portrait
Foto: Divulgação/TV Globo

A atriz Aracy Balabanian, conhecida pelos papéis de Dona Armênia de "Rainha da Sucata" e Cassandra de "Sai Baixo", morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. A causa da morte não foi revelada. 

Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em tratamento contra um câncer de pulmão. A atriz foi diagnosticada com a doença no final do ano passado, após o tratamento de um derrame pleural. Na época, a equipe encontrou dois tumores em um dos pulmões de Aracy, já em estado avançado. 

No último mês, uma das últimas aparições públicas de Aracy, ela foi fotogrfada em um encontro com Claudia Raia e o filho mais novo da atriz, Luca.

 

História e carreira

Aracy Balabanian nasceu em 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ao 12 anos, ela se reconhece como atriz, quando já morava na cidade de São Paulo com a família. O amor pela atuação cresceu após assistir uma peça de Carlo Galdoni com a companhia das irmãs.

“Eu chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, disse Aracy ao Memória Globo. 

 

Segundo o g1, para realizar o sonho, Aracy enfrentou a reijeição do pai, que não queria que ela seguisse na carreira. Mas, venceu a resistência e aos 14 anos foi convidada para um teste no Teatro Paulista do Estudante, pelo então diretor do local, Augusto Boal.

Ela conseguiu o papel e garantiu o primeiro trabalho na peça "Almanjarra", de Arthur Azevedo. Aos 18 anos prestou vestibular para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP para atender ao desejo do pai. Foi amborava em ambos, mas ambandonou o segundo curso para se dedicar apenas ao teatro. 

 

Na TV, deu voz e corpo à diversos personagens icônicos, como Dona Armênica, de "Rainha da Sucata", lançado em 1990. O sucesso foi tão grande que ela reprisou a personagem em "Deus nos Acuda", de 1992.  O bordão “na chon!” é lembrado até hoje. 

Em "A Próxima Vítima", de 1995, interpretou Filomena, o que lhe deu o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte. A consagração veio com Cassandra, em "Sai de Baixo", de 1996. Depois disso, interpretou outros inúmeros personagens com o mesmo talento e carisma que consquistou todo o Brasil.

 

O último trabalho de Aracy foi em 2019, no especial fim de ano "Juntos a Magia Acontece", onde interpretou Dona Rosa. 

Aracy Balabanian não era casada e não deixou nenhum filho. 

 

Tags

Posts recomendados