Cate Blanchett cita autora brasileira em discurso de premiação
Cate Blanchett usou escritora brasileira como referência em discurso de agradecimento após receber prêmio honorário
Cate Blanchett surpreendeu ao citar uma escritora brasileira ao receber uma homenagem no Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, no último sábado (21). A atriz ganhou o Prêmio Donostia, pelo conjunto da obra, e durante o discurso citou nada mais, nada menos, que a autora Clarice Lispector.
Em um determinado momento do agradecimento, Cate expressou o carinho pela autora brasileira, afirmando que tem acompanhado a obra de Clarice e colocando-a como um modelo e referência de coragem.
"Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector, a absolutamente genial autora brasileira. Ela diz: 'Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva'", declarou a atriz citando um trecho de "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector.
Cate Blanchett parece estar muito envolvida com as obras da autora, já que, durante a entrevista após receber o prêmio, ela voltou a citar a relevância de Clarice Lispector, assim como, outro trecho da escritora brasileira.
"Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: 'É preciso muito esforço para ser simples'. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação", disse ao responder uma das perguntas.
O prêmio foi entregue pelas mãos do diretor mexicano Alfonso Cuarón, que recentemente trabalhou com Cate na série "Disclaimer", do AppleTV+. Um dos maiores nomes de Hollywood, a atriz já estrelou filmes como "O Senhor dos Anéis" "O Aviador", "Tár" e "Blue Jasmine". Veja o vídeo em que a atriz fala de Clarice Lispector: