Celebridades pelo planeta: o que os famosos estão fazendo?
Celebridades buscam apoiar causas sustentáveis em prol de um futuro melhor
A história do planeta vem sendo manchada pelo desmatamento (que é um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo), animais em extinção e queimadas. Contudo, isso não é novidade para algumas celebridades, que usam seus nomes e visibilidade para falar e lutar pela preservação do meio ambiente.
Estas celebridades se manifestam em suas redes sociais, entrevistas e até grandes premiações da indústria, apoiando ações em prol da conservação da natureza e em defesa aos animais. Veja alguns famosos que apoiam o planeta e o que eles procuram fazer para isso:
Gisele Bündchen
Gisele Bündchen começou a se envolver com causas em prol ao meio ambiente em 2003, logo após viajar à região do Xingu, na Amazônia, onde notou que uma tribo indígena afirmava estar doente por conta da água poluída. O motivo: pesticidas contaminavam os rios, os peixes também estavam doentes e não existiam árvores para proteger esta tribo.
Em seguida, ela criou a ONG Água Limpa, a fim de promover campanhas de plantio de árvores pela Amazônia com o intuito de ajudar a purificar a água dos rios. Já em 2006, a modelo foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela ONU por seu envolvimento com diversas causas ambientais.
A modelo participou da série de documentários da National Geographic, Years of Living Dangerously, onde fala sobre a ligação entre o desmatamento e as mudanças climáticas.
Jane Fonda
Jane Fonda é ativista ambiental há décadas e membro do Greenpeace, uma organização não governamental ambiental. A atriz de 83 anos é constatemente vista em protetos contra as mudanças climáticas e até já foi presa algumas vezes por participar destes atos. Além diso, a atriz afirma que deixou de comprar roupas para combater o consumismo - uma vez que o impacto ambiental da indústria da moda é um dos que mais causa problemas ambientais, tais como poluição do ar, do solo e da água.
Stella McCartney
A estilista Stella McCartney, filha do músico Paul McCartney, seguiu os passos do pai e é conhecida como importante nome da moda a incluir o conceito de sustentabilidade em sua linha de alta costura - que há mais de 20 anos defende a causa! Sua grife é a primeira casa de luxo a nunca usar couro, penas e peles de animais em suas peças e calçados.
Leonardo DiCaprio
Leonardo DiCaprio se preocupa com o meio ambiente desde criança. Em 1998 ele de fato entrou no mundo do ativismo com "Leonardo DiCaprio Foundation", onde passou a discutir sobre questões ambientais globais e fez milionárias doações para projetos ligados ao assunto - de proteção aos tigres do Nepal aos combates de incêndios na Amazônia.
Seu discurso no Oscar em 2016, foi marcado pelo apelo feito para que os grandes líderes ao redor do mundo não falem pelos grandes poluidores, pelas grandes corporações, mas sim que falem por toda a humanidade. "Não vamos menosprezar este planeta", pediu. Sua conta no Instagram, com 53 milhões de seguidores, é totalmente dedicada para falar sobre o que cerca o meio ambiente, a fim de conscientizar os fãs.
Paul McCartney
O cantor Paul McCartney é defensor dos direitos animais e foi responsável por dar visibilidade à Segunda sem Carne, uma campanha mundial que incentiva as pessoas a não comerem proteína animal neste dia da semana. Isso porque, a indústria pecuária é vista como umas das grandes vilãs do meio ambiente, uma vez que é responsável pelo desmatamento de florestas para criação de pastos.
Paul virou vegetariano em 1970 e apoia a PETA, sendo visto como um importante ativista pelo fim dos testes em animais. Em 2011, o cantor e outros ativistas entraram com um pedido para que a União Europeia banisse a venda de cosméticos testados em animais - e a campanha deu certo!