Harry e Meghan: leis no Canadá e EUA podem afetar sua privacidade
Muitas mudanças estão acontecendo na vida do casal Sussex ao longo das últimas semanas e, podemos dizer que mudar-se para fora do Reino Unido pode trazer bônus e ônus para a sua privacidade. Você sabia que cada país tem suas leis e a mídia é guiada por essa regulamentação?!
Caso o casal realmente se mude para o Canadá, há uma boa chance de sua privacidade se manter intacta, pois é um lugar em que figuras públicas podem processar com facilidade alguém por difamação - e podem ganhar um bom dinheiro a partir disso.
Já se os rumores estiverem corretos e eles se mudarem para Los Angeles, infelizmente a lei pode criar um verdadeiro problema para eles. Afinal, toma-se de base o processo de Markle quanto ao Daily on Sunday, que publicou trechos de uma carta escrita pela americana para o seu pai.
Nos Estados Unidos a primeira Emenda tem um grande poder sobre a liberdade de expressão do povo, que é imensa. Por isso, é um país onde você pode falar o que quiser e dificilmente terá uma sanção, principalmente se você for uma figura pública.
Meios de comunicação tem grande conhecimento sobre direitos autorais, o que os dá conhecimento também de como burlá-los. Já que a mídia tem direito de reivindicação quanto a essa questão.
“Seu efeito é que, se os reclamantes em ações por difamação são figuras públicas, eles têm que provar que as declarações de que estão reclamando foram feitas com 'malícia real'. O réu deve ter sabido que a declaração era falsa ou ter agido com um desrespeito imprudente quanto à verdade ou não. Esse é um alto ônus da prova e, ao contrário do Reino Unido, torna muito difícil para pessoas famosas ganharem ações difamatórias.” conta Caroline Kean, chefe de litígio da Wiggin.