Gabi Martins sobre ser musa da Vila Isabel: “Presente em minha vida”
Em entrevista para o L’Officiel Brasil, Gabi Martins conta como foi sua preparação para o 4° ano consecutivo como musa da Vila Isabel, e traz um pouco de spoiler
Influenciadora, cantora e musa da escola de samba de Vila Isabel, Gabi Martins impressiona a cada ano com sua superação e evolução no samba no pé. Em seu quarto ano consecutivo, Gabi traz muito brilho, beleza, carisma e energia durante os ensaios, provando sua paixão pelo Carnaval e pela escola.
Em entrevista para o L’Officiel Brasil, Gabi conta como foi sua preparação para além dos ensaios, principalmente com o desafio que irá enfrentar em sambar de 70 a 80 minutos, no dia 3 na Marquês de Sapucaí. E traz mais detalhes do que podemos esperar da sua produção e fantasia, além de seus projetos futuros e suas expectativas. Confira!
L’OFFICIEL BRASIL Desfilando há 4 anos como musa da escola de samba da Vila Isabel, com certeza, você viveu muitos momentos especiais e vai levar essa experiência única para vida inteira. Quais novidades podemos esperar nas passarelas do Sambódromo Marquês de Sapucaí para este ano?
Gabi Martins: Esse ano promete ser ainda mais especial! A Vila Isabel vem com um enredo muito forte e cheio de brasilidade, e minha fantasia está deslumbrante, com uma energia surreal. Eu gosto de me reinventar a cada desfile, então podem esperar muito brilho, uma performance intensa e, claro, muito samba no pé! Estou me dedicando ao máximo para fazer bonito na Sapucaí.
L’O Em sua primeira participação como musa, você enfrentou algumas críticas em relação ao seu samba no pé. Mas é realmente impressionante ver sua evolução, e como hoje você rouba cena com beleza, carisma e energia. É sobre dar literalmente a volta por cima. Qual é a importância da preparação emocional durante os ensaios? E o que você fez para superar e conquistar sua evolução?
Gabi Martins: Ah, sem dúvidas, foi um processo de muito aprendizado e dedicação! No começo, recebi críticas sim, mas eu usei isso como combustível para evoluir. Fiz aulas, treinei bastante, vivi o samba de verdade. A preparação emocional é essencial, porque o Carnaval é uma paixão, mas também uma grande responsabilidade. Então, me joguei nos ensaios, me conectei com a comunidade da Vila que é muito acolhedora e fui me tornando parte desse universo incrível. Hoje, subo na avenida com confiança e muito orgulho!
L’O As rainhas e musas do carnaval acabam sendo muito expostas a comparações e julgamentos relacionados ao corpo. Entretanto, vai muito além da estética, mas também da preparação durante os ensaios de ruas e nas escolas. Nos conta como faz para manter uma boa condição física que aguente com muito glamour um desfile que agora é de 70 a 80 minutos.
Gabi Martins: O preparo físico é tudo! Eu tenho uma rotina intensa de treinos, com musculação e exercícios aeróbicos o ano todo, mas intensifica para ter resistência e fôlego. Além disso, cuido da alimentação para estar bem e ter energia para sambar sem perder o brilho. Fora isso, os ensaios são uma grande preparação, porque ajudam a acostumar o corpo ao ritmo e ao esforço do desfile. A gente precisa estar bem para aguentar firme na Sapucaí e brilhar do início ao fim!
L’O A ansiedade deve está a mil!!!!... Quais são suas expectativas para o Carnaval deste ano?
Gabi Martins: Nossa, a ansiedade está lá no alto! (risos) Cada ano é uma emoção diferente, mas esse promete ser inesquecível. A Vila Isabel vem muito forte, e eu estou completamente entregue a esse desfile. Quero sentir a energia do público, emocionar quem estiver assistindo e dar meu melhor na avenida. Vai ser lindo demais!
L’O Em suas redes sociais, você declara seu amor e esforço pela escola Vila Isabel do Rio de Janeiro. Como isso mudou sua vida pessoal e profissional? Pretende sambar no próximo ano?
Gabi Martins: Ser musa da Vila Isabel é um presente na minha vida! O Carnaval me trouxe novas amizades, um novo desafio e uma conexão incrível com a cultura, a comunidade toda é muito querida, amo acompanhar a preparação deles também, pessoas incríveis! Aprendi muito e cresci não só como artista, mas como pessoa. Se Deus quiser, estarei na avenida por muitos e muitos anos!
L’O Vila Isabel, três vezes campeã, traz sempre enredos envolventes e emocionantes. E para este ano, o samba-enredo é sobre “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, prometendo ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos. O tema explora as fantasias e mistérios da cultura brasileira, como os personagens do folclore. Gabi, você acompanha a construção de sua fantasia ou chega para você de surpresa pronta? E falando em fantasia, que tal um spoiler do você vai vestir este ano?
Gabi Martins: Eu acompanho tudo de perto, porque amo cada detalhe! Desde a concepção até os ajustes finais, faço questão de participar. Esse ano, minha fantasia está simplesmente deslumbrante, bem no clima do enredo! Sem dar muito spoiler, posso dizer que ela tem um toque de mistério e brasilidade, com muito brilho e uma silhueta poderosa. Vai ser impactante!
L’O Você já se imaginou dando um tempo na Gabi Martins do sertanejo e se aventurando no samba ou pagode? Será que seus fãs iriam amar essa mudança temporária?
Gabi Martins: Olha, eu sou apaixonada por música e amo desafios! Já flertei com o pagode algumas vezes, e quem sabe um dia eu traga algo nessa vibe para os meus fãs? Mas o sertanejo é minha essência, minha raiz. Se rolar um projeto especial, quem sabe eu me arrisco!
L’O Sem dúvidas, você deve ter várias musas como inspirações e referências na hora de sambar, da produção e da fantasia. Mas qual delas realmente toca seu coração?
Gabi Martins: Ah, tem muitas! Eu admiro demais a Viviane Araújo, a Sabrina Sato, que são ícones do Carnaval. Elas têm uma energia única e uma entrega absurda! São inspirações para mim não só na avenida, mas também como mulheres fortes e determinadas.
L’O Muitos dizem que o ano só começa depois do Carnaval… então, após a folia, quais possíveis projetos sairão do papel em 2025? Quais são seus objetivos pessoais e profissionais para este ano?
Gabi Martins: Tenho muitos planos incríveis para 2025! Estou preparando novos projetos musicais, explorando diferentes sonoridades, e também tenho novidades no audiovisual. Logo depois do Carnaval já tenho um lançamento em parceria com Luan Pereira e quero continuar surpreendendo meu público e mostrando novas facetas da minha arte. Além disso, pretendo viajar bastante e me dedicar ao crescimento da minha carreira. Vem muita coisa boa por aí!
FOTOS: @trumpas_
STYLING: @samaramanzano e @jojosouzaoficial