Pop culture

Karla Sofía Gascón é confirmada no Oscar 2025 em meio a polêmicas

Karla Sofía Gascón enfrenta uma fase difícil em sua carreira

Karla Sofía Gascón (Foto: Getty Images)
Karla Sofía Gascón (Foto: Getty Images)

Karla Sofía Gascón deve marcar presença no Oscar 2025. Fontes confirmam que a Netflix está cobrindo os custos para que a estrela de "Emilia Pérez" compareça à cerimônia, que acontece no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood. A atriz espanhola fez história ao se tornar a primeira mulher trans indicada ao prêmio de melhor atriz na história da Academia.

 

Embora sua participação na premiação esteja confirmada, detalhes como sua presença no tapete vermelho, a realização de entrevistas e a posição de seu assento dentro do teatro ainda estão sendo definidos. Caso esteja entre os convidados principais, Gascón pode se sentar ao lado de suas colegas de elenco, Zoe Saldaña e Selena Gomez, e do diretor Jacques Audiard. Antes do Oscar, a atriz também tem planos de participar do César Awards, o maior prêmio do cinema francês, que acontece em 28 de fevereiro, em Paris.

A trajetória de Gascón durante a temporada de premiações foi marcada por controvérsias. Postagens antigas suas no X (antigo Twitter), onde fez comentários sobre muçulmanos, George Floyd e diversidade no Oscar, geraram forte repercussão negativa. Diante das críticas, sua campanha sofreu um baque, e ela acabou se ausentando de eventos importantes como o Critics Choice Awards, o BAFTA Film Awards e o SAG Awards, apesar de ter sido indicada em todas essas premiações.

 

Após a polêmica, a atriz se pronunciou por meio de um comunicado enviado à "Variety". "Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram mágoa", escreveu. "Como alguém de uma comunidade marginalizada, conheço bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles a quem causei dor. Durante toda a minha vida, lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre a escuridão."

Em 1º de fevereiro, Gascón concedeu uma longa entrevista à "CNN en Español", onde abordou o tema, mas afirmou que não fará mais declarações públicas sobre o caso. Apesar das controvérsias, a atriz segue colecionando feitos históricos. Além da indicação ao Oscar, ela já havia sido a primeira mulher trans a vencer o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes, onde dividiu a honra com Saldaña, Gomez e Adriana Paz. Também foi a primeira mulher trans a ser indicada ao Globo de Ouro por uma atuação no cinema.

 
 
 

Tags

Posts recomendados