Kate Middleton escreve carta à guarda irlandesa e pede desculpa
A princesa de Gales emitiu uma nota oficial informando sua ausência no Trooping the Colour, cerimônia real que acontecerá neste mês
Kate Middleton, 42, fez um pedido formal de desculpas à guarda irlandesa por se ausentar do Colonel’s Review, cerimônia que antecede o Trooping The Colour, um dos compromissos mais importantes do calendário da realeza britânica. Neste sábado (08.06), a carta foi compartilhada no perfil oficial do X (antigo Twitter) da instituição militar.
A princesa de Gales é Coronel-chefe da guarda irlandesa e, se comparecesse à cerimônia militar, seria a primeira vez que usaria a patente recém-assumida. Kate Middleton está afastada de seus compromissos reais desde que se submeteu a uma cirurgia abdominal por meio da qual descobriu seu diagnóstico de câncer em março deste ano. "Como estou orgulhosa de todo o regimento à frente do Colonel’s Review e do Trooping the Colour”, escreveu a princesa na carta endereça aos militares.
"Agradeço que todos os participantes deste ano tenham praticado durante meses e dedicado muitas horas para garantir que seus uniformes e exercícios estejam imaculados. Ser sua coronel continua sendo uma grande honra e lamento muito não poder receber a saudação neste ano. Por favor, transmita minhas desculpas a todo o Regimento, mas espero poder representar a todos vocês mais uma vez, em breve. Por favor, enviem meus melhores votos e boa sorte a todos os envolvidos", escreveu ela. “Espero poder representar todos muito em breve”, finalizou o comunicado oficial.
Fontes próximas à realeza afirmaram que a pressão que a princesa vem sofrendo para retornar aos compromissos públicos atrapalha a jornada do tratamento oncológico a que tem se submetido nos últimos meses.
A guarda irlandesa reagiu à carta de Kate Middleton em resposta no perfil oficial do X (antigo Twitter). “Os guardas irlandeses ficaram profundamente emocionados ao receber uma carta do nosso Coronel, Sua Alteza Real, a Princesa de Gales, esta manhã. Continuamos a desejar boa recuperação a Sua Alteza Real e enviamos-lhe os nossos melhores votos", concluiu a resposta à Princesa de Gales.
O evento pelo qual Kate Middleton pediu desculpas é denominado Colonel’s Review que antecede o Trooping The Color. A parada militar tradicional conta com a presença da família real, incluindo a aparição do Rei Charles III. Neste dia, há o agrupamento das forças armadas, o rei recebe uma saudação dos soldados e realiza um percurso de, aproximadamente, 500 metros entre o Palácio de Buckingham e The Mall, durante o qual faz a inspeção de suas tropas. Quando retorna ao palácio, o monarca aparece na sacada para a tradicional saudação de súditos e militares.
Durante o ensaio-geral da cerimônia, Kate Middleton, se participasse, seria a protagonista, uma vez que a cerimônia se chama Colonel’s Review, patente atual da princesa. O Trooping the Colour acontecerá no próximo dia 15 de junho.