Pop culture

Klara Castanho desvenda sua ‘Eugênia’ de Garota do Momento

Klara Castanho nos leva em uma imersão nos bastidores de sua nova personagem e em sua trajetória pessoal, marcada por momentos de resiliência e superação

adult female person woman blouse face head neck portrait t-shirt
Klara Castanho | Foto: Maria Magalhães

Klara Castanho, desde a sua infância, trouxe às telas um magnetismo único, transitando entre a doçura e a intensidade com sucesso. Agora, com sua nova personagem Eugênia, na novela Garota do Momento, a atriz nos convida a explorar um universo repleto de nuances e autenticidade, onde moda, comportamento e os desafios da juventude se entrelaçam. Eugênia, assim como Klara, carrega uma rica essência: uma garota jovem, mas dona de uma presença marcante, que não teme ousar, seja no estilo ou na vida.

 

Em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil, Klara não no leva apenas nos bastidores de sua nova personagem, mas também em sua trajetória pessoal, marcada por momentos de resiliência e superação. Em meio a desafios intensos, ela transformou sua dor em inspiração, mostrando que a força feminina pode ser tão delicada quanto poderosa. A atriz aproveitou para falar sobre beleza, moda, carreira e suas projeções para o futuro, revelando uma Klara que equilibra vulnerabilidade e determinação com a mesma leveza com que veste uma peça mega estilosa e feminina. Confira agora:

clothing spandex adult female person woman long sleeve sleeve swimwear face
Klara Castanho | Foto: Maria Magalhães

Klara, ‘Garota do Momento’ está dando o que falar, e Eugênia é uma personagem complexa e cheia de nuances. Como você se preparou para viver essa garota tão intensa e contemporânea, mas que ainda assim lida com suas fragilidades, a exemplo das cicatrizes de queimadura que a personagem tem nos braços?

Eu não faço nada na minha vida sem antes estudar, então pra Eugênia eu busquei referências que faziam sentido, não só para a época, mas para a personalidade que estava sendo pensada pra ela. Busquei relatos de pessoas que lidam diariamente com cicatrizes e que têm ou já tiveram questões com elas; busquei referências estéticas para a história que contaríamos e, principalmente, li muitas vezes o texto, até que ele se tornasse parte de mim. Para uma obra aberta, como a novela, absorver o personagem antes de começar a, de fato, a gravar, te possibilita ter propriedade para vivê-lo. Ah, e de forma mais visual, fiz um mood board com referências dos anos 50 e com figuras femininas que me remetiam ao que estava prestes a iniciar. 

   

A Eugênia tem um senso de moda muito marcante. Você teve alguma inspiração ou participou das escolhas de figurino do personagem?

Não! Cheguei com tudo muito amarrado e pronto. A equipe de figurino da novela é excepcional desde a concepção. Colocar o figurino me transforma e transporta não só a mim, mas a todos para o espaço e tempo onde precisamos estar. A postura, o modo de se mexer e de falar acompanham esse movimento visual.

 

Como tem sido participar de um elenco tão diverso e tão íntimo para você? Afinal, você e Maisa são super amigas não é?

Eu não poderia estar mais feliz. Nossas esperas se tornam um cafézinho com atualizações da vida, a comunicação é muito rápida e prática, estamos vivendo e criando novas conexões de forma muito natural e bonita. Tenho muita sorte de ter colegas de cena tão abertos e dispostos a trocar. Além da Maisa, a Débora Ozório, o Edu Sterblich, a Maria Eduarda de Carvalho, a Flávia Reis… Tenho grande sorte.

     

Olhando para trás, quais de seus personagens mais marcaram sua trajetória e ensinaram lições que você ainda carrega hoje?

Acredito que cada uma das minhas personagens tenham me ensinado algo muito valoroso e individual. A Rafaela de Viver a Vida me mostrou que era isso mesmo que eu queria fazer para o resto da vida; a Manu de Tudo Por um Popstar me apresentou a nível nacional para diferentes idades e gerações, e é uma personagem que ecoa diariamente; a Ângela de Bom Dia, Verônica me trouxe estofo e testou muitos limites profissionais, me fazendo, sem a menor dúvida, melhorar como profissional e com certeza como atriz; a Tetê de Confissões de Uma Garota Excluída me faz receber mensagens diariamente sobre identificação e conexão; e agora a Eugênia que me coloca de volta ao dinamismo de estar no ar na TV aberta, comunicando para tanta gente e trazendo desafios constantes… Eu sou muito apaixonada pelas minhas meninas.

dress adult female person woman formal wear spandex evening dress face long sleeve
clothing dress adult female person woman blouse formal wear face head
Klara Castanho | Foto: Maria Magalhães

Em ‘Viver a Vida’, a Rafaela – uma criança sem papas na língua – , deu o que falar na época! Hoje, a novela está sendo reprisada no canal Viva e nós queremos saber: o que você mudaria na Rafaela se pudesse interpretá-la novamente? 

Absolutamente nada. Era tudo muito genuíno e honesto. Acredito que quando você é ator e cresce diante das câmeras, você passa a se escanear e a se criticar muito cedo, então não acharia justo de forma alguma julgar aquela mini Klara. Ela entregou o que tinha disponível nela enquanto brincava no grande parquinho que é um estúdio pra mim. É onde me sinto mais eu, mais feliz e mais realizada.

    

Sabemos que a moda faz parte do seu universo pessoal também. Quais tendências ou peças têm sido suas favoritas para criar looks autênticos?

Eu amo calças de alfaiataria. Sempre fui do jeans, mas vindo morar no Rio, nesse calor, nesse clima tropical, é quase impossível. As calças de alfaiataria mais fluídas são sempre minhas melhores amigas. Me sinto elegante e confortável, além de deixar qualquer look mais requintado. 

    

Falando em beleza, quais produtos ou rituais não saem da sua rotina? Alguma descoberta recente que você gostaria de compartilhar?

Eu sou apaixonada por skincare. Desde que entendi que era um processo benéfico e necessário para o meu dia a dia, sempre busco produtos que sejam práticos e eficientes. Para mim, não existe sensação melhor do que estar de banho tomado e pele hidratada. De descoberta recente… Eu diria que a escova secadora, eu sei que foge da skincare, e sei que ela já existe há tempos, mas com o cabelo mais curto e o tempo apertado, ela me salva muito no dia a dia e torna tudo mais dinâmico. Não largo mais.

   

clothing footwear shoe adult female person woman high heel spandex face
Klara Castanho | Foto: Maria Magalhães

Klara, você passou por grandes desafios como mulher nos últimos anos. Sendo uma atriz tão amada, querida e respeitada pelo público, como você enxerga o seu papel e importância na construção de diálogos sobre esses temas?

Acredito que eu tenha passado por um processo que ainda vai demorar muito pra se encerrar, se é que um dia ele vai. Existem muitos assuntos que as pessoas têm receio ou dificuldade de abordar, mas que ainda assim seguem sendo parte do nosso cotidiano. Existem certos assuntos e situações que não vão deixar de ser reais só pelo fato de não serem discutidas, então que sejam abordados de forma respeitosa, educada e acolhedora. 

    

Além de Garota do Momento, o que mais podemos esperar de você em 2025? Algum projeto ou sonho ainda guardado na manga?

Eu rodei um filme no meio do ano, um pouco antes de iniciar as gravações da novela, que se chama Salve Rosa. Ele chegará aos cinemas no meio do ano que vem, e com certeza é um projeto que eu anseio muito pelo resultado. Tenho projetos meus que estão saindo do papel, tenho projetos que surgiram ainda nesse ano… Além da novela, sei que 2025 será um ano de boas novas. 

     

Sua carreira começou cedo. Como você equilibra a pressão do trabalho com o autocuidado e a vida pessoal?

Eu sempre tive um respaldo gigante e extremamente necessário da minha família para justamente conseguir dosar cada parte da minha vida. Sempre quis que soubessem e falassem sobre o meu trabalho, então o faço da forma mais dedicada e delicada possível. Sempre darei o meu 101%. A vida pessoal sempre foi administrada de forma mais discreta e reclusa. Sou muito cuidadosa em relação a expor minha família, meus amigos, quem eu amo, e pretendo seguir assim. Mas são dois pilares cruciais para a minha existência.

    

Muitas pessoas te enxergam como um ícone de moda e comportamento. Qual é o segredo para sempre estar conectada às tendências e, ao mesmo tempo, ser fiel a si mesma?

Achei chiquérrimo o ícone da moda. Eu busco estar confortável comigo. Sempre. As redes sociais sempre ditaram as referências do momento e acredito que por estar conectada, automaticamente passo a ser influenciada. Eu jamais vou sair de casa com a sensação de que poderia ter ido com outra roupa. Acredito que esse seja o pilar. Uma vez ouvi alguém dizer que é melhor ser a mais arrumada que a menos, em qualquer contexto. Eu até concordo, mas tento achar o meio-termo que me faça sentido. Sou muito fiel a mim, e ao que estou sentindo. 

 

 

Para finalizar, se você pudesse dar um conselho para Klara no início da carreira, qual seria?

Não desiste. Nunca. Vão ter momentos em que o desespero vai bater, que o caminho vai parecer escuro, mas segura firme que o que vem à frente é bonito e bacana demais de viver.

  

PING PONG

Primeira coisa que faz ao acordar? Escovo os dentes

Uma série que está maratonando no momento? Sutura.

Item de beleza indispensável em sua bolsa? Hidratante labial.

Um lugar que te faz feliz? Onde minha família estiver.

Sonho de consumo na moda? Um conjuntinho Chanel de tweed.

Papel mais desafiador da sua vida? Até aqui, a Rosa de Salve Rosa.

Prato favorito? Macarrão à bolonhesa.

Música que não sai da sua playlist? Viva La Vida kkkkkk, do Coldplay. 

Um hábito que você gostaria de adotar em 2025? Praticar atividades físicas de forma regrada, e conseguir ter uma rotina de sono melhor.

Defina sua essência em uma palavra: Dedicada.

Tags

Posts recomendados