Palomma Duarte fala sobre sua personagem em ‘A Garota do Momento’
Palomma Duarte, de ‘A Garota do Momento’ em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil
Dentre tantas estrelas brasileiras, poucos sobrenomes brilham tanto quanto Duarte. A atriz Palomma Duarte, herdeira de uma linhagem talentosa e com um honroso legado, surge para mostrar que a verdadeira essência é passada de geração em geração! Filha de Débora Duarte e neta do ícone Lima Duarte, a atriz imprime autenticidade, força e singularidade em sua personagem Lígia Sobral, na novela ‘Garota do Momento’.
Em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil, a estrela abriu o coração sobre sua personagem, falou sobre o seu futuro na novela e como faz para soltar o gogó em cima dos palcos! Além disso, aproveitou para rasgar elogios ao seu parceiro de cena Danton Mello, e abriu o jogo sobre o seu casamento com o também ator Bruno Ferrari. Confira com exclusividade:
Palomma, você está vivendo uma baita personagem na novela ‘Garota do Momento’! Na pele de Lígia Sobral, uma cantora em busca do sucesso, você se vê em um contexto totalmente antiquado, nos anos 50, presa aos moldes da família tradicional e tentando se libertar de diversas amarras, inclusive como mãe e mulher. Como tem sido a experiência? Se sente feliz com a mensagem que sua personagem está passando?
A experiência tem sido intensa e boa. O lugar da mulher na sociedade ainda é uma questão importante de ser debatida. Quais direitos ainda precisam ser conquistados, quantos estigmas precisam ser rompidos... trazer essas questões é fundamental.
Imersa neste contexto da maternidade, na vida real você ama ser mãe e encara este ofício com muito amor. Como acredita que a Palomma ajudou a ‘Lígia’ a ser uma boa mãe?
Hum… Não sei se chegamos nesse ponto ainda! Ainda estou eu, aprendendo com ela essa individualidade, essa clara noção de limites.
A Lígia, mesmo à distância, tem sido uma mãezona, mesmo que os filhos não queiram falar com ela por conta da alienação parental feita por Raimundo, personagem do Danton Mello. Como a Lígia lida com a dor de ter esse “iceberg” entre ela e a família?
Danton é um ator incrível e empresta muito carisma ao Raimundo, mas o assunto é sério. Raimundo, dentro de sua dor, nunca superou o fato de Lígia ter saído de casa. E passou anos punindo essa mulher, impedindo a aproximação dela com os filhos. Entregando uma visão muito equivocada dessa mãe pra eles.
Para a novela – que está fazendo muito sucesso –, você treinou e fez aulas de canto desde fevereiro deste ano para soltar a voz em cima do palco! Em algum momento te ocorreu fazer uma dublagem com a voz de uma cantora na vida real ou o plano era que sua voz fosse usada nas gravações mesmo?
O plano sempre foi usar a minha voz.
E em que consiste a sua preparação para soltar o gogó? Certamente os cuidados devem acontecer durante as gravações e em seu dia a dia também não é?
Em aulas longas com a Dani Lima que é um anjo, além de uma cantora/professora incrível. Dani também tem especialização em fono e todos os cuidados com a voz. Tenho alguns instrumentos em casa que uso regularmente.
Nas telinhas, a Lígia é uma baita cantora. Mas e na vida real, você arrisca um karaokê? rsrs Qual a sua música favorita para soltar a voz?
hahahaahhahahahahahahaha! Acho que não cantaria num karaokê, sou tímida com isso. Canto porque tenho uma personagem. Estou amando desenvolver essa habilidade, mas no momento estou muito focada nas músicas da novela.
Você é filha da maravilhosa Débora Duarte e neta do icônico Lima Duarte! Deve ser mágico carregar esta herança familiar e principalmente, ter recebido o dom e o talento que eles também receberam. Mas como apenas o talento não basta, como você aperfeiçoou o seu dom com a ajuda de sua mãe e seu avô? Já chegou a receber dicas, instruções e truques que até hoje fazem a diferença em sua profissão?
Assistindo, lendo, ouvindo músicas, me colocando no lugar do outro. Tendo dúvidas e prestando atenção. Mantendo os ouvidos e a mente aberta a tudo, principalmente a tudo que é diferente de mim. Sobre a família, nós comentamos os trabalhos um com outro, gostamos de trocar.
Na novela ‘Além da Ilusão’ (2022), você ganhou um grande presente, que foi contracenar com seu avô, Lima Duarte, e sua filha, Clara Duarte! Como foi a experiência? Qual a sua melhor lembrança dessa fase?
Foi muito especial! Sempre tive o sonho de contracenar com ele, foi perfeito, muito emocionante. Com a Clara ainda não realizei esse sonho, porque em ADI ela dividiu a personagem comigo, logo não contracenamos. Mas namorei cada segundo dela em cena.
Em ‘Pedaço de Mim’, você contracenou com fenômenos como Juliana Paes, Vladimir Brichta, João Vitti… quão gratificante foi participar da produção que foi um sucesso na Netflix e também abordou temas tão importantes e que precisam ser discutidos? A sua personagem, a Silvia, foi incrível em todos os momentos!
Foi um trabalho muito bem concebido pelo Maurício Farias, ele arrasou demais. Era tudo muito pesado, ensaiamos muito e mergulhamos. Silvia tinha uma função muito clara alí, trazer o alívio moral, ter empatia, afeto. Amei fazer.
Você é casada com o também ator Bruno Ferrari! Como acontece a troca em um relacionamento em que o outro sabe exatamente como são os “ossos do ofício”? É interessante falar a mesma língua neste e em tantos outros aspectos?
É muito bom, um alívio e um alimento. Bruno é meu cúmplice, amo ouvir as opiniões dele, pensamentos, críticas. Somos muito tranquilos em relação ao ofício e seguros em relação a nós dois.
Se você pudesse trazer um pouco do figurino da Lígia, nos anos 50, para o seu guarda-roupa em 2024, o que seria? Quais peças seriam as suas favoritas?
Ai que difícil! A Paula Carneiro, nossa figurinista, arrasa muito. Mas com certeza seriam os vestidos que ela usa pra cantar, sempre um brilho, uma elegância, um glamour.
Você é sempre muito ativa, participando de diferentes produções. Como faz para manter o ritmo e a saúde em dia, mesmo com a correria da rotina de gravações? Tem uma rotina de treinos e exercício que não abre mão?
Eu pedalo de 10 a 15 km todos os dias e faço pilates. Sou viciada em pilates, no despertar dessa consciência sobre o corpo. Odeio academia.
O que não pode faltar em sua geladeira?
Feijãozinho!
Comer saudável é bom, mas meter o pé na jaca também é maravilhoso! Qual é a sua perdição gastronômica que você se permite de vez em quando?
Tenho várias, adoro comer! Agora tá chegando o fim de ano eu só penso em rabanada… Eu meto o pé na jaca ao menos 1 refeição por semana.
Uma rotina de beleza simples e que você faz questão de repetir todo dia:
Hidratante, protetor solar, muita água.
Um spoiler de ‘Garota do Momento’ que você pode dar para os leitores da L’Officiel Brasil:
A família Sobral vive uma reviravolta e Lígia se aproxima de um dos filhos. Ela finalmente começa a expôr seus sentimentos em relação às suas escolhas e motivos. O caldo vai ferver!
PING PONG
Sua personagem mais marcante:
Luísa de Cidadão Brasileiro.
Um fato curioso sobre você:
Vixe, não sei.
Se não fosse atriz, você seria…
Incompleta!
Um superpoder que você amaria ter:
Teletransportar
Seus três livros favoritos:
O que leio no momento é sempre meu favorito, no caso hoje : Mulheres, Mitos E Deusas
O ano de 2024 foi…
Movimento puro!
Foto: Vinicius Mochizuki
Make: Yago Maia
Looks: Marlon Portugal