Pop culture

Meghan Markle desabafou sobre bullying nas redes sociais

A duquesa de Sussex participou de painel na South by Southwest (SXSW) que abordou o impacto do ódio disseminado na saúde mental de mulheres

Meghan Markle
Meghan Markle

Na última sexta-feira (08.03), Meghan Markle, 42, participou da abertura da conferência anual South by Southwest (SXSW) em Austin, no Texas. Ao lado da atriz Brooke Shields, 58, e da jornalista Katie Couric, ela estava entre as convidadas para o painel intitulado Quebrando barreiras, moldando narrativas: como as mulheres lidam dentro e fora da tela. O encontro foi realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher para a programação. O marido da Duquesa de Sussex, Príncipe Harry, 39, estava na plateia.

 

Durante sua apresentação, Meghan Markle agradeceu ao marido quando estava discutindo sobre como a mídia social pode ser traumatizante para novas mamães. “O efeito que as redes sociais podem ter para as mamães novatas incluem a falta de sono porque passam o tempo todo navegando. Também pode ser estonteante ver esse retrato da maternidade que parece tão perfeito quando, na verdade, todos sabemos que não é bem assim”, disse Meghan à multidão que a assistia. “Todos nós sabemos que é caótico”, confessou ela.

Meghan Markle – que compartilha a guarda dos filhos Archie, 4, e a princesa Lilibet, 2, com príncipe Harry - explicou que ter alguém em quem se apoiar pode ajudar uma mãe a ser menos “vulnerável” ao bullying praticado on-line. “Tenho a sorte de, entre os privilégios que tenho na vida, ter um parceiro incrível”, disse ela apontando para o príncipe Harry que estava sentado na primeira fila. “Meu marido é um pai muito prático e um grande apoiador meu e da minha família”, declarou ela.

 

A autora do livro infantil The Bench (O banco, em português) ainda continuou: “Isso é uma verdadeira bênção. Mas muitas pessoas não têm o mesmo nível de apoio. Acredito que, para nós, trata-se de colocar salvaguardas para que as mulheres - e as mães especialmente - não possam se sentir ainda mais vulneráveis quando acessam a Internet.” Durante a discussão, a duquesa de Sussex explicou a violência que enfrentou nas redes sociais quando estava grávida de seus dois filhos. “Não é malicioso. É cruel”, disse ela sobre conteúdos ofensivos sobre mulheres on-line. “Quando se está grávida, com um recém-nascido, todos nós sabemos, como mães, que é um momento tão terno e sagrado”, explicou ela.

Segundo o discurso de Meghan Markle durante o encontro, existem aqueles que sucumbem ao bullying ou os que reagem e protegem a si mesmos e a seus filhos para não permitir que as ofensas os afetem. Ela ainda declarou sua tristeza sobre o quão “perturbador” é saber que “grande parte do ódio é resultado de mulheres contra mulheres. Não consigo entender isso, como mulher”, enfatizou ela.

Meghan Markle
Meghan Markle | Foto: Getty Images

“É uma plataforma com bastante ódio que incentiva as pessoas a criarem páginas através das quais possam produzir comentários e teorias da conspiração que podem ter um efeito tremendamente negativo na saúde mental de alguém e na sua segurança física”, disse Meghan. Ela ainda apontou que, quando alguém espalha o discurso de ódio, é como se “tivéssemos esquecido de nossa humanidade”.

Meghan já abordou o assunto de se sentir intimidada na época em que morou no Reino Unido quando estava grávida de seu primeiro filho. Naquele contexto, segundo a imprensa britânica, algumas polêmicas envolvendo racismo foram uma das razões pelas quais ela e Harry deixaram a realeza em 2020 e se mudaram para os Estados Unidos. “Eu simplesmente não via uma solução. Ficava sentada à noite e pensava: ‘não entendo como tudo isso está sendo produzido’, disse Meghan sobre a imprensa durante o relato do casal à rede de televisão inglesa CBS em março de 2021. “Percebi que tudo estava acontecendo só porque eu estava respirando”, desabafou ela.

Meghan Markle
Meghan Markle | Foto: Getty Images

Os constantes ataques a levaram a ter pensamentos sombrios. “Fiquei muito envergonhada de dizer isso na época e de ter que admitir isso para Harry, principalmente porque sei quanta perda ele sofreu. Mas eu sabia que, se não dissesse, eu faria”, declarou ela sobre seus pensamentos suicidas em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey em março de 2021. “Eu simplesmente não queria mais estar viva. Esse foi um pensamento constante muito claro, real e assustador”, declarou ela.

Desde que se mudaram para a Califórnia, nos Estados Unidos, Meghan Markle e Príncipe Harry se tornaram ainda mais defensores da saúde mental. Sob a bandeira da Fundação Archewell, o casal está trabalhando na implementação de diretrizes de segurança nas redes sociais para proteger melhor as crianças e salvar vidas.

Meghan Markle
Meghan Markle | Foto: Getty Images

Tags

Posts recomendados