Meghan Markle e príncipe Harry entram em guerra com tablóides britânicos
Após anos de um relacionamento cada vez mais desafiador com a mídia, o príncipe Harry e Meghan Markle tomaram a ação mais definitiva que já tiveram.
Na noite do último domingo (20.04), o duque e a duquesa de Sussex enviaram uma carta a quatro tablóides do Reino Unido - Daily Mail, Daily Express, The Sun e The Daily Mirror - afirmando que eles não trabalharão mais com eles, de nenhuma maneira.
Isso indica que seus representantes não responderão mais aos jornais para comentar, eles não permitirão entrevistas, os convidarão para cobrir compromissos ou mesmo mantê-los informados de suas várias atividades.
A carta detalhava a nova "política de regulamentação da mídia" do casal, agora que eles pararam de receber financiamento da família real britânica.
Os Sussex disseram que acreditam que a imprensa livre é "a pedra angular de qualquer democracia" e acredita no direito da mídia de responsabilizar os poderosos e denunciar a verdade, mas com o passar dos anos se preocupou em apenas divulgar fofocas e tentou se isolar de assumir a responsabilidade pelo que diz ou imprime - mesmo quando sabe que a informação está distorcida ou falsa.
O casal escreveu que testemunhou pessoas que conhece, além de estranhos, que "tiveram suas vidas completamente invadidas por nenhuma boa razão, além do fato de que fofocas obscenas aumentam a receita de publicidade".
Dirigindo-se diretamente aos quatro jornais, o casal diz que é por esses motivos mencionados que eles não mais se envolverão com eles.
O casal continuou dizendo que sua última ação não tem como objetivo evitar críticas e não é uma "política geral" para toda a imprensa: "A mídia tem todo o direito de relatar e de fato ter uma opinião sobre o duque e a duquesa de Sussex, seja ela boa ou ruim. Mas não pode ser baseado em mentiras."
A mudança é particularmente significativa, já que vários desses jornais estão incluídos na lista de imprensa de correspondentes reais, que cobre os compromissos da família real.
O duque de Sussex tem uma relação historicamente difícil com a mídia. No ano passado, Meghan e Harry iniciaram um processo judicial contra o Sunday Mail, depois que publicaram uma carta entre a duquesa e seu pai afastado, enquanto Harry lançou um processo contra o Sun e o Daily Mirror por alegações deles terem usado hackers.
Em um comunicado anunciando sua intenção de processar o jornal, o príncipe Harry acusou a mídia de intimidar sua esposa e prometeu proteger ela e seu filho Archie, dizendo que era seu 'medo mais profundo' que a história se repetisse - referindo-se à morte de sua mãe, a princesa Diana, em 1997.
"Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas", dizia a declaração ousada.