Met Gala é acusado de insensibilidade por escolha de tema em 2022
Polêmica no mundo da moda: Met Gala 2022 tem como tema o “Gilded Glamour”, associado à Idade de Ouro
Depois da primeira edição do tema “Na América: Um Léxico da Moda”, em setembro de 2021, o MET Gala retorna este ano para dar continuidade à exposição com criações de estilistas americanos desde os anos 1940. Como acontece anualmente, as maiores celebridades de Hollywood e do mundo da música irão desfilar pelas escadas do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, mas dessa vez, a segunda etapa do desfile terá como foco o Gilded Glamour. A escolha causou polêmica nas redes sociais, por abraçar o brilho, glamour e opulência.
Mas o que significa “Gilded Glamour” no mundo da moda? Em modo literal, “gilded” se refere à palavra dourado, e traz como referências principais a alusão do “rico e do sofisticado”. Já o “glamour” é o apelo ou charme especial que uma pessoa ou objeto possui. Ou seja, quem for ao MET Gala deste ano deve esbanjar muito dourado, pérolas e diamantes e silhuetas de ampulhetas. Uma das principais inspirações será a realeza da Idade de Ouro.
Segundo a editora de moda do New York Times, Vanessa Friedman, o ponto principal é que as celebridades devem estar muito bem vestidas, ostentando a ideia de riqueza. Por conta disso, a escolha do tema incomodou quem acompanha o baile e o MET Gala foi acusado de insensibilidade política perante a guerra que acontece na Ucrânia.
Nas redes sociais, os internautas reagiram e questionaram: “Glamour dourado em tempos de guerra, deixe-os comer bolo", disse o influenciador Bryanboy.
“O Met Gala deste ano vai irritar as pessoas. O tema é glamour dourado? E com tudo que está acontecendo este ano, sim, as pessoas vão ficar putas lol”, disse outro.
Em 2022 os anfitriões do MET Gala serão o casal Blake Lively e Ryan Reynolds, a vencedora do Oscar Regina King, e o diretor, roteirista e estrela do musical da Broadway “Hamilton”, Lin-Manuel Miranda.