Pop culture

Olga Smirnova, a principal bailarina de Bolshoi, pede demissão

Olga Smirnova, a principal bailarina russa de Bolshoi, é contra a guerra com a Ucrânia

Olga Smirnova
Olga Smirnova

Olga Smirnova, a principal estrela de balé Bolshoi de Moscou, acaba de anunciar que deixou a companhia russa em protesto ao seu país por conta da invasão à Ucrânia. A bailarina de 30 anos agora faz parte da Dutch National Ballet, localizada em Amsterdã, capital da Holanda. Olga se une a diversas personalidades que são contrárias às atuais decisões do presidente Vladimir Putin e que começaram a se manifestar na última semana pedindo por paz. 

Ted Brandsen, o diretor da Dutch National Ballet, disse sua estreia já está programada para abril desse ano, mas também comentou que "é um privilégio tê-la dançando em nossa companhia na Holanda - mesmo que as circunstâncias que a trouxeram para essa mudança sejam incrivelmente tristes”.

 

Olga também emitiu um comunicado oficial para seus fãs e imprensa para justificar a sua saída. Leia abaixo:

"Tenho que ser honesta e dizer que sou contra a guerra com todas as fibras da minha alma. Não se trata apenas de todos os outros russos talvez terem parentes ou amigos morando na Ucrânia, ou de meu avô ser ucraniano e eu ser 1/4 ucraniana.

É que continuamos a viver como se estivéssemos no século 20, embora estejamos no século 21. Em um mundo moderno e esclarecido, espero que as sociedades civilizadas resolvam questões políticas apenas por meio de negociações pacíficas.

Nunca pensei que teria vergonha da Rússia, sempre tive orgulho do talentoso povo russo, de nossas conquistas culturais e atléticas. Mas agora sinto que foi traçada uma linha que separa o antes e o depois.

Dói que as pessoas estejam morrendo, que as pessoas estejam perdendo os tetos sobre suas cabeças ou sejam forçadas a abandonar suas casas. E quem teria pensado algumas semanas atrás que tudo isso iria acontecer? Podemos não estar no epicentro do conflito militar, mas não podemos ficar indiferentes a esta catástrofe global.

O Ballet Nacional Holandês é uma boa opção para mim e um ótimo lugar para continuar minha carreira como bailarina. Eu estava pensando nesse tipo de movimento por um bom tempo – é só que as circunstâncias atuais aceleraram esse processo."

 
 
 
 
 
 
 

Tags

Posts recomendados