Pop culture

Papa: qual é a regra de roupa da realeza ao encontrar o líder católico?

Depois que a rainha Camilla usou preto para encontrar o papa, a situação gerou muita dúvida

Papa Francisco e a princesa Charlene de Mônaco (Foto: Getty Images)
Papa Francisco e a princesa Charlene de Mônaco (Foto: Getty Images)

Durante uma visita que pegou muita gente de surpresa, a Rainha Camilla e o Rei Charles III se reuniram com o Papa Francisco no Vaticano no dia 9 de abril. O encontro não estava confirmado na agenda oficial da viagem do casal à Itália, principalmente por conta da saúde recente do pontífice. Mas, segundo o "Vatican News", o compromisso acabou acontecendo em caráter privado, com duração de cerca de 20 minutos.

 

Para a ocasião, Camilla optou por um vestido preto elegante, acompanhado de joias discretas — visual alinhado ao protocolo do Vaticano para mulheres que não fazem parte do seleto grupo autorizado a usar branco diante do Papa. Essa regra, conhecida como “il privilegio del bianco”, só vale para algumas poucas rainhas e princesas católicas. Entre elas estão a Rainha Letizia da Espanha, a Rainha Mathilde da Bélgica e a Princesa Charlene de Mônaco, por exemplo.

Camilla, que nunca teve permissão para usar branco nessas ocasiões, seguiu o que manda a tradição: preto em sinal de respeito e sobriedade. O detalhe chama atenção porque, em visitas anteriores ao Vaticano, como em 2017, ela já havia quebrado um pouco esse protocolo ao aparecer de bege claro com lenço caramelo. Desta vez, preferiu não correr riscos.

 

Essa foi a primeira vez que Camilla participou de uma audiência papal como Rainha Consorte. Desde que Charles se tornou rei — e chefe da Igreja Anglicana — ele tem dado sinais de que quer manter um bom relacionamento com outras religiões, principalmente com o catolicismo. O próprio encontro com o Papa é um reflexo disso. Segundo o "The Telegraph", o clima da reunião foi de cordialidade e respeito mútuo. Francisco, aos 88 anos, vem mantendo uma agenda mais leve, mas fez questão de receber o casal britânico. O registro oficial do momento foi divulgado pelo Vaticano e repercutiu em veículos como a "BBC News" e o "Daily Mail".

Quem também chama atenção por suas escolhas de figurino nesses encontros é a Princesa Charlene. Em sua última visita, em 2022, ela apareceu de preto — como manda o protocolo — e ainda com unhas escuras, mostrando que é possível seguir a tradição com um toque pessoal. No fim das contas, Camilla acertou ao escolher a formalidade. E, mesmo que o foco fosse a diplomacia e o diálogo inter-religioso, os olhos do público sempre acabam parando também nos detalhes — e no look.

 
 
 

Tags

Posts recomendados