Princesa da Holanda pode casar com mulher e ainda herdar o trono
Princesa da Holanda pode casar com mulher e ainda virar rainha
O atual primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, acaba de confirmar que a princesa herdeira ao trono Catherina-Amalia poderá se casar com quem desejar, sendo a pessoa escolhida um homem ou uma mulher.
Em uma carta escrita ao parlamento holandês, Mark diz que "o governo acredita que o herdeiro também pode se casar com uma pessoa do mesmo sexo. O gabinete, portanto, não vê que um herdeiro (a) do trono ou o rei/rainha deve abdicar se ele (a) gostaria de se casar com uma pessoa do mesmo sexo.'
Claro que se trata de uma situação hipotética, já que Catherine-Amalia e nenhum de seus irmãos e irmãs expressaram ainda o desejo de se relacionar com alguém do mesmo sexo.
Mas o assunto veio à tona após a publicação do livro "Amalia, o Dever Chama", de Peter Rehwinkel, que diz que, caso a princesa queira casar com uma mulher, ela deveria sair da linha de sucessão. Atualmente, os casamentos da família real estão sujeitos à aprovação parlamentar na Holanda.
A princesa ficou famosa esse ano ao revelar que não irá reivindicar a mesada real de €1,6 milhão (cerca de R$ 10 milhões) a que tereia direito até que assuma seus deveres reais.