Princesa saudita e filha são libertadas após três anos em prisão
A princesa saudita Basmah e sua filha Souhoud foram detidas sem acusações
Após cumprir uma pena de três anos sem nenhuma acusação, uma princesa saudita e sua filha foram libertadas de uma prisão de alta segurança no último final de semana. Segundo grupos ativistas do país, Basmah bint Saud foi detida em março de 2019 enquanto se preparava para uma viagem à Suiça, local onde iria realizar um tratamento médico.
Na época, ela e sua filha, Suhoud, foram presas sem terem cometido crime algum. Em sua defesa, a família chegou a fazer uma declaração às Nações Unidas dizendo que os motivos por trás da prisão teriam sido uma espécie de censura, já que Basmah era a favor de questões humanitárias e fazia críticas abertas aos abusos cometidos no país.
Além disso, a princesa de 57 anos também questionou na época sobre o paradeiro da fortuna deixada por seu pai, o Rei Saud. Outras fontes também afirmam que Basmah mantinha uma relação estreia com o ex-príncipe herdeiro Mohammed bin Nayef, atualmente em prisão domiciliar, algo que pode ter contribuído com a sua própria reclusão.
Atualmente, quem rege o país árabe é Salman bin Abdulaziz Al Saud, o Rei Salman, desde 2015.