Taylor Swift finaliza shows na Europa e fala sobre ataques
Taylor Swift fez uma tour pela Europa e com ela uma série de ataques para impedir que show fossem realizados, ela finalizou a tour e falou dos ataques
Taylor Swift se pronunciou após o cancelamento de três shows da sua Eras Tour em Viena, devido a uma suposta conspiração terrorista. A cantora expressou sua profunda tristeza com o ocorrido e revelou ter sido tomada por uma nova sensação de medo, além de um enorme sentimento de culpa por tantas pessoas terem planejado estar nesses shows. Em uma longa legenda no Instagram, Swift, de 34 anos, explicou que, embora estivesse devastada, também se sentiu grata às autoridades por terem evitado uma tragédia maior, permitindo que todos lamentassem a perda dos shows, e não de vidas.
A razão dos cancelamentos encheu-me de um novo sentimento de medo, e uma enorme quantidade de culpa porque tantas pessoas tinham planejado vir a esses shows. Mas também fiquei tão grata às autoridades porque graças a elas, estávamos a sofrer concertos e não vidas.
Em casos como este, o 'silêncio' é realmente mostrar contenção e esperar para se expressar numa altura em que é certo. A minha prioridade era terminar a nossa turnê europeia em segurança, e é com grande alívio que posso dizer que o fizemos.
Além disso, Taylor destacou a importância de se concentrar na segurança do público durante o restante da turnê. Ela afirmou que direcionou toda sua energia para colaborar com a equipe do estádio e as autoridades britânicas, com o objetivo de garantir a segurança das quase 500 mil pessoas que compareceriam aos shows em Londres. A cantora fez questão de agradecer a todos os envolvidos, destacando o comprometimento e o trabalho conjunto que resultaram no sucesso da conclusão da turnê na Europa.
Sobre a demora para falar sobre o ocorrido, Swift foi clara ao afirmar que só se pronunciaria publicamente quando tivesse certeza de que suas palavras não provocariam mais perigo. Para ela, o silêncio foi uma forma de contenção e respeito pelo momento delicado, priorizando sempre a segurança dos seus fãs. Somente após garantir a conclusão segura da turnê europeia, ela sentiu que era o momento certo para se expressar.
Ao refletir sobre o fim da etapa europeia da Eras Tour, que culminou em três shows no Estádio de Wembley, Taylor expressou sua gratidão ao público, descrevendo as multidões como as mais apaixonadas para as quais já havia tocado. Ela também compartilhou o turbilhão de emoções que sentiu ao subir no palco em Londres, depois do doloroso cancelamento dos shows em Viena, e como essa experiência foi uma verdadeira montanha-russa emocional.
Os comentários de Taylor Swift surgiram após o anúncio oficial dos cancelamentos feito pelos organizadores dos shows, Barracuda Music, em 7 de agosto. A empresa confirmou que os espetáculos foram cancelados devido à confirmação de um ataque terrorista planejado no Estádio Ernst Happel, onde os shows ocorreriam. As entradas para as três apresentações seriam automaticamente reembolsadas no prazo de 10 dias úteis.
As autoridades austríacas prenderam três suspeitos em conexão com o alegado plano terrorista. O diretor da Polícia Estadual de Viena, Franz Ruf, e o chefe da polícia, Gerhard Purstl, confirmaram a prisão de dois dos suspeitos em 7 de agosto, incluindo um jovem de 19 anos com supostas ligações ao ISIS. A polícia encontrou substâncias químicas na casa do suspeito, que poderiam ter sido usadas para construir uma bomba. Um terceiro suspeito, de 18 anos, foi detido em 9 de agosto, após manter contato com o principal suspeito do caso.