Baixio: A Dois Passos do Paraíso
Localizado na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, as terras mágicas de Baixio encantam e oferecem conforto, lazer e paz.
“Baixio é lindo, é maravilhoso. A energia desse lugar é fantástica! Você precisa conhecer para entender o que eu estou falando”, foi em uma ligação de madrugada que ouvi essa frase animadíssima de Dandara Costa, Founder e Diretora de Imagem da Dream Culture, que logo tratou de me convidar para conhecer um dos lugares mais lindos em que já tive o prazer de estar.
Localizado na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, esse pequeno distrito do município de Esplanada encantou-me por conseguir integrar infraestrutura ao incrível cenário natural da vila, sobretudo, por oferecer conforto, lazer e paz. Com 16km de extensão e a 140 km do aeroporto de Salvador, Baixio é formado por praias deslumbrantes, dunas espetaculáres e tudo adornado pela restinga e pela Mata Atlântica.
Já totalmente imerso na magia do lugar, fui visitar as lagoas Azul, Verde e Panela, que são paradas obrigatórias, especialmente para quem, como eu, prefere a calma das lagoas à agitação do mar. Na Lagoa de Panela, o espelho d’água, cercado de vegetação e areia branca, oferece a possibilidade de remar em caiaques, praticar o stand up paddle ou andar de pedalinho.
Outro passeio especial é a visita à Lagoa Verde, uma das mais belas de Baixio, de extensão equivalente à de quatro campos de futebol. Nela pude contemplar cenários de Mata Atlântica, incluindo bosques e nascentes de rios. Já a fascinante Lagoa Azul foi a grande responsável por fazer de Baixio um lugar iluminado e especial. Suas águas mornas e límpidas são cercadas por uma duna de areia que chega às suas margens — um cenário paradisíaco que não somente rende fotos encantadoras como também promove a sensação de bem-estar tão desejada por todos.
Além de me encantar com toda a paisagem, para mim o interessante dos passeios foi que eles oferecem uma boa infraestrutura, sem perder a essência do local. Nos programas, é possível ser acompanhado por uma pequena equipe para servir drinks e comidinhas, o que torna tudo ainda mais relaxante. Afinal, nada melhor que se conectar intensamente com a natureza e ao mesmo tempo beber um delicioso drink gelado.
Neste paraíso na terra, as maravilhosas experiências não param por aí. Existe ainda o Dedo de Deus, um mirante simplesmente fabuloso com uma vista de tirar o fôlego, e o Apiário com centenas de abelhas brasileiras sem ferrão e que produzem um mel delicioso. Para os mais aventureiros, caminhadas em trilhas, passeios de bikes, cavalgada, entre outras atividades permitem explorar as terras mágicas de Baixio. Como disse Dandara na ligação, “precisa conhecer para entender”.
Um ponto muito importante em que reparei e busquei entender com os responsáveis do empreendimento é que a preservação do ambiente e a manutenção de seu clima calmo e aconchegante é um dos focos deles por lá. Há um limite diário, por exemplo, de visitantes em alguns pontos turísticos, visando impedir danos à natureza local. Além disso, a Prima Investimentos, empresa cujo objetivo é tornar Baixio um dos maiores destinos turísticos do Brasil, entende que a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento social da população local são essenciais para que os serviços por ela prestados sejam de excelência.
Conforme me foi relatado, em 2008 a Prima criou o Instituto Voar, assim batizado como forma de abreviar os quatro pilares de seu plano de sustentabilidade: valor, oportunidade, aprendizado e responsabilidade. Sem fins lucrativos, o instituto desenvolve ações e projetos, como a disponibilização de cursos profissionalizantes, visando capacitar profissionais em diversas áreas.
“Com a Cidadania Ativa, o Instituto Voar promove o resgate, a cultura e a construção de identidade para desenvolvimento local, com realização de aulas, oficinas de arte e realização de eventos, como Dia das Crianças, Natal, Beleza Negra, entre outros”, comentou Antônio Barretto Júnior, diretor da Prima Empreendimentos.
Graças a essas ações, cerca de 1500 pessoas já foram diretamente beneficiadas. A promoção do artesanato local, o incentivo à prática de esportes, como a capoeira e o futebol, e a preservação da fauna marinha, por meio de uma parceria com o Projeto Tamar, ilustram bem a missão da Prima: “proteger a vida em suas diversas formas, integrando o homem e a natureza em processos de construção do desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico em equilíbrio às práticas sustentáveis”. Em tempos em que os efeitos das predatórias ações humanas são cada vez mais perceptíveis, deparar-me com essa organização e sua linha de pensamento é mais que um alívio, é um ponto categórico e vital.
Para que Baixio seja o melhor destino turístico brasileiro, resorts e hotéis de luxo, como Fasano, Anantara já estão com seus projetos prontos para iniciarem suas obras por lá, assim como empreendimentos de segunda residência, centro comercial, aeródromo com capacidade de receber aviões comerciais de grande porte, heliporto, parque temático, além de estradas e obras de infraestruturas. Isso certamente me obrigará a voltar para o paraíso, que muito em breve estará totalmente oferecendo uma conexão entre luxo e natureza.
Dessa vez, eu fiquei hospedado no Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe – que tem o SPA Chandra, o mesmo da rede Fasano – mas existe também a Pousada Aldeola, ambos operados pela rede Slaviero e que já estão em funcionamento na vila de Baixio. As acomodações, confortáveis e decoradas com peças de artesãos locais, oferecem serviços de ótima qualidade além de uma deliciosa gastronomia, em que os sabores regionais ganham o toque da culinária contemporânea com ingredientes fresquíssimos. Aliás, já estou com saudades do pudim de tapioca e da melhor moqueca que comi na vida. Além dos hotéis, ainda há casas com quatro suítes no Condomínio Ponta de Inhambupe, com vistas para a praia deserta.
Infelizmente já tive de deixar Baixio, mas para quem deseja um destino exclusivo no Réveillon, com música de qualidade e sem o desconforto provocado pelas multidões, a vila é uma excelente opção! Com o slogan “Venha viver o novo!”, o mote deixa claro o espírito do Réveillon dos Quereres: a oferta de um evento diferenciado para que o público se despeça do ano velho e dê as boas-vindas a 2024 da melhor maneira, isto é, cercado de experiências inigualáveis! Serão quatro dias de atrações especiais: Gilsons, Marina Sena, Diogo Nogueira e Mochakk, além de DJs que garantirão o clima descontraído o tempo todo.
Foram dias especiais, que deixaram saudades e vontade de voltar o quanto antes. Baixio mostra uma aliança forte entre o divino e o melhor que o homem pode fazer, ao proporcionar acolhimento em meio a belezas naturais. A infraestrutura proporcionada pela Prima já faz de Baixio sinônimo de aconchego, paz e axé.