Buenos Aires: uma viagem pela capital campeã da Copa
Passeios por seus arredores, vida noturna agitada, cultura por todos os lados e muita gastronomia são pontos altos de uma ótima viagem ao nosso vizinho
Buenos Aires, depois de muito tempo fechada para turistas por causa das medidas impostas pela pandemia, está de portas abertas, inclusive para os saudosos brasileiros. Estive na capital durante a Copa do Mundo e, além de sentir a empolgação dos portenhos com o campeonato mais importante do planeta, encarei a missão de listar algumas dicas de viagem para os leitores da L’Officiel. Confira como aproveitar ao máximo o verão argentino.
Curta a vida noturna de Buenos Aires
Você tem dois grandes motivos para aproveitar a vida noturna de Buenos Aires: a farta opção de programas culturais pela cidade, como festivais de rua em Abasto, bairro do tango, ou saraus e música ao vivo em San Telmo, incrível região para os amantes da boemia. Por lá, inclusive, tem o charmoso Pista Urbana. Uma boa pizza, uma taça de vinho (Malbec - a especialidade) e música instrumental ao vivo, que tal? Lá você encontra tudo isso e ainda divide o espaço com os locais, super carismáticos e nada chatos com os brasileiros, como pensamos erroneamente. Em San Telmo ainda tem o divertido Santo Remédio, spot com hot dogs artesanais e cervejas idem. Ele é um bom ponto de parada depois da balada, quando bater aquela fominha. O segundo motivo é o sol escaldante durante todo o dia, no verão. Quando isso ocorrer, para passar o dia, ou você se abriga em bons restaurantes, museus e galerias de arte ou aproveita alguma piscina dos aconchegantes hotéis da cidade, como é o caso do Algodon Mansion e do Four Seasons, ambos no bairro da Recoleta.
Cultura, muita cultura!
Seguindo a dobradinha de cultura e sabor, você pode reservar algumas horas do dia para tomar um café e escolher alguns livros na El Ateneo Grand Splendid, livraria aninhada dentro de um histórico prédio onde já tiveram um cinema e um teatro. Ela é considerada uma das mais lindas e importantes do mundo. Mas na mesma avenida em que ela está você também acha outras livrarias com títulos tão bons quanto (e tantas vezes com melhor preço). Mas a El Ateneo é fantástica! Ela é, por si só, um atrativo da cidade.
Para quem gosta de fotografia, uma empanada fresca ou uma medialuna, como são chamados os pequenos croissants doces da cidade, no Museo Simik, em San Telmo, é uma boa pedida após passear pela feirinha de antiguidades do bairro. Ali é um pequeno museu de câmeras, filmes e outros acessórios de fotografia junto com um café e uma espécie de padaria artesanal muito charmosa.
Absorvendo o lifestyle portenho
Para aprender gírias, hábitos e até manias dos argentinos, mais especificamente os portenhos, não deixe de participar da The Argentine Experience. Eles começam te oferecendo um drinque de boas vindas com ingredientes locais. Você aprende, na sequência, a fazer a sua própria empanada e a entender o verdadeiro ponto da carne de uma autêntica parrilla. Tudo isso costurado de forma bem-humorada com muita informação geográfica, histórica e social. E você come muito bem ali! Destaque para a provoleta (pedaços de provolone feitos na brasa) e para as sobremesas com muito doce de leite argentino. Não deixe para fazer a reserva em cima da hora, viu? A minha dica é achar uma boa agência de turismo para organizar isso para você com antecedência. Eu fiz a minha pela Blue Papaya, brasileira, com ótimo atendimento.
Escape para Tigre
Sentindo falta de natureza? Escape para Tigre, uma região que fica pertinho do centro urbano de Buenos Aires e que é acessível também por trem. Mas a minha dica, apesar da possibilidade de day trip, é que você pelo menos pernoite por lá ou passe dois dias: um no gostoso Rio Tigre Hotel, hospedaria boutique que fica ao lado do terminal fluvial, ponto de partida para muitos passeios de barco e de esportes náuticos. O outro pode ser no amplo Delta Eco Lodge. Você chega no empreendimento hoteleiro por barco e pode aproveitar ali toda a exuberância ribeirinha da região com passeios de caiaque, stand-up paddle, caminhada, observação do céu e arco e flexa. É um escape muito divertido e cheio de atividades conectadas com a natureza.
Aprecie uma das melhores carnes do mundo
Já de volta à capital, não deixe de comer no ótimo Elena. Esse restaurante especializado em carnes faz parte da lista dos cinquenta melhores restaurantes do mundo. E ele está nesse ranking importantíssimo da gastronomia por inúmeros motivos: a decoração é linda, com muita madeira e couro, os sorvetes da sobremesa são leves e deliciosos e, claro, os cortes de carne são primorosos. Também é importante salientar o atendimento impecável de todos os funcionários. Colocaria essa experiência por último, para deixar aquele gostinho de quero mais dessa cidade que te abraça e te convida a voltar.
Fotos: Divulgação e JornaldamodA Conteúdo.