Carnaval: como estar com o corpo em dia para a folia?
Especialistas apontam cuidados com condicionamento físico e segredos de beleza
Um dos períodos mais aguardados do ano se aproxima. É a corrida para o carnaval: dias de espetáculos, praia, sol e diversão. E para quem ainda quer se preparar e estar com o corpo em dia, há dicas preciosas que podem ajudar a entender o que está em alta nos consultórios de beleza e academias.
O primeiro ponto de atenção deve ser com a fadiga. Com uma festa que dura, em média, quatro dias, as pessoas se desgastam bastante e geralmente aumentam o consumo de bebidas alcoólicas, dormindo menos ou até mesmo a não dormir, e quando acontece, não têm um sono reparador, de boa qualidade.
De acordo com o profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, o aumento da fadiga pode levar a problemas mais sérios relacionados à saúde, desde a baixa da imunidade até a um estado de maior irritabilidade e mau humor, que não combinam com o momento de alegria e divertimento.
“A boa notícia é que ainda dá tempo para um upgrade no condicionamento e aproveitar cada minuto da festa. O Carnaval é uma maratona e requer cuidados. A falta de preparo físico pode prejudicar a saúde e ocasionar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga, irritabilidade, mau humor e desidratação, sensações que não combinam com o momento de descontração”, afirma Eduardo Netto
O diretor técnico da Bodytech Company também alerta para o sedentarismo e as consequências da curtição com pouco preparo físico:
“A grande maioria dos foliões são pessoas sedentárias que não possuem uma rotina constante e regular de atividades físicas necessárias para tamanho desgaste físico, sem falar nos excessos gastronômicos que incluem uma alimentação desequilibrada, ingestão de álcool e falta de descanso apropriado. No caso da ausência de preparo físico especifico para a maratona do carnaval, aumentamos o risco de algum comprometimento em relação a saúde além da ocorrência de lesões”, ressalta.
O profissional de educação física listou alguns pontos importantes para quem pretende desfrutar de um carnaval sem riscos e com grande dose de energia. O importante é estar bem para curtir os dias com muita festa e alegria:
1. Caso esteja totalmente sedentário com baixo nível de condicionamento físico, ainda resta tempo para melhorar seu nível de aptidão. Uma dica importante seria você se condicionar através de atividades aeróbias de baixa intensidade, tipo caminhada e ou a própria dança. Esse condicionamento deve ser incrementado com atividades de força e flexibilidade.
2. Sempre que o objetivo é perda de peso, gordura, a componente, atividade física e ingestão calórica são fundamentais. Minha sugestão é que a prioridade seja atividades e estímulos que incluam a melhoria da força, musculação e cardio.
3. Força e resistência: o treino pode ser feito na academia com a ajuda de equipamentos, ou com o peso do corpo. Os membros mais requisitados durante a curtição de carnaval são as pernas, glúteos, quadríceps e a lombar. Os exercícios têm o objetivo de fortalecer, melhorar a mobilidade, locomoção, postura e amenizar as dores na coluna. Nunca pule o treino de membros inferiores. As pernas são as responsáveis por suportar todo o peso do corpo.
O profissional também destaca que músculos fracos podem sobrecarregar articulações como joelhos, tornozelos e quadril. Por isso, treinar as pernas deixa o corpo simétrico, os membros torneados e facilita a realização de tarefas como sentar, agachar, levantar, pular e empurrar. Além disso, ajuda a encarar os desafios do dia a dia sem sufoco.
Para o aeróbio, a dica é intensificar as atividades, realizando ao menos três vezes por semana, de 45 a 60 minutos. Escolha a atividade que mais agrada: Indoor cycle, corridas e caminhadas, elíptico e inclua também aulas de dança para fazer sucesso nas coreografias.
Para aqueles que já estão com o peso adequado, mas desejam intensificar o shape para diminuir inchaço e ficar com o abdômen perfeito para os dias de folia, Eduardo Netto sugere focar nas atividades de força, musculação e aeróbicas:
“Não existe um tipo de exercício que seja melhor do que o outro para o emagrecimento, e a consequente definição da sua região abdominal. Ambos os exercícios são de vitais importância caso seu objetivo seja a definição muscular. Os músculos do tronco são divididos em dois grupos: os músculos profundos, que são os oblíquos internos, o transverso abdominal e os multífidos. Já os músculos superficiais, que são os oblíquos externos, os eretores espinhais e o reto abdominal. Todas essas musculaturas, de uma forma geral, contribuem para o suporte da coluna vertebral e da pelve. Porém, especificamente, os músculos abdominais possuem um importante papel na estabilização da coluna lombar e da cintura pélvica. Portanto independente das questões estéticas o fortalecimento dessa parte do corpo e fundamental na prevenção de lesões”, finaliza.
Beleza
A corrida contra o tempo para a Beauty para o carnaval também está a toda. De acordo com o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro, o Dr. André Maranhão, o top 5 dos procedimentos não cirúrgicos mais procurados para o período são: ultrassom macrofocado, bi
André Maranhão explica que o ultrassom macrofocado trata a gordura localizada, combatendo a flacidez e a celulite:
“Sua ação age nas camadas da pele com o objetivo de promover micropontos de alta temperatura para estimular o colágeno. Os bioestimuladores
O médico ressalta que o eletroestimulador corporal pode contrair, tonificar e fortalecer os grandes grupos musculares do abdômen e nádegas, bem como de áreas menores do corpo, como os braços, coxas e até mesmo panturrilhas:
“Ele gera mais definição e reduz a circunferência. O laser de depilação também está entre os procedimentos mais procurados porque remove os pelos deixando a pele macia, sem dores e com resultado mais duradouro. A radiofrequência também está no top nos consultórios por estimular colágeno e também melhorar a firmeza e elasticidade da pele, além de remodelá-la”, diz.
Agora, para quem deseja conquistar aquele corpo tão sonhado através de um procedimento cirúrgico, André Maranhão destaca o trio que é sucesso: implantes de mama, lipoaspiração vaser e lipo enxertia glútea:
“O implante de mamas está em 1º lugar na procura por procedimentos cirúrgicos que antecedem ao carnaval. O repouso domiciliar deve ser feito em até 7 dias. Mas nada de exageros e atividades físicas. A paciente também deve ficar sem dirigir por pelo menos 15 dias. A lipoaspiração também marca presença nas altas procuras para quem quer obter um melhor contorno corporal, mais definição e redução de gordura. Com a tecnologia Vaser, o tempo de recuperação é menor e o procedimento minimamente invasivo, já que é realizada a retirada de gorduras específicas com mais facilidade e sem danos aos nervos, vasos e tecidos. A recuperação pode acontecer em até 15 dias. Já a Lipo Enxertia Glútea também comtempla o top 3 das cirurgias mais procuradas para o carnaval. Conhecida como Brazilian Butt Lift, a técnica aproveita a gordura do paciente, que é removida através da lipoaspiração de locais de excesso como abdômen, coxas e costas para aumentar o volume do bumbum. A recuperação pode acontecer de 15 a 20 dias”, explicou.