Dieta sem sofrimento: como manter o doce e o pão francês?
Nutricionista explica que é possível manter os alimentos na dieta fazendo ajustes na rotina
Para quem deseja emagrecer e ter planos de uma vida mais saudável, a dieta é sempre um ponto de embate e, muitas vezes, vista como sinônimo de sofrimento. Vou ter que abrir mão do meu vinho? Do doce que tanto gosto?
E a resposta é: não. É possível fazer fazer dieta mantendo o que gosta de comer, como o doce de leite ou o pão frânces. É o que sugere o nutricionista Thiago Barros, especialista pela USP e mestre pela UNIFESP.
Segundo o especialista, é tudo uma questão de ajustes.
“O doce de leite, quando utilizado na forma de sobremesa do almoço, por exemplo, mata a vontade de doce, promovendo maior adesão ao cardápio e, por ser na após a refeição, há menor impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Além disso, encontra-se apenas 30 kcal em 1 colher de sobremesa, 10g, de doce de leite", explica.
Já em relação ao pão francês, que é considerado muitas vezes vilão, o especialista explica que é preciso associar o carboidrato a uma proteína ou gordura.
"Quando consumido associado a uma fonte de proteína e/ou gordura como ovos e queijos, além de promover também maior adesão ao cardápio por parte do indivíduo, apresenta quantidade razoável de carboidratos (30g em 1 unidade média de 50g)", conta.
Desta forma, segundo o nutricionista, é possível reduzir o índice de glicemia e, caso seja consumido pela manhã, diminui a vontade de consumir carboidrato ou doce no período da tarde.
"Ou seja, nutrição é adequação e não restrição”, ressalta o especialista.