Guia do chá: tudo o que você precisa saber sobre a bebida
A principal função do chá é desinflamar o nosso organismo. No entanto, é preciso ter cuidado em relação à quantidade consumida. Entenda
Considerada uma das bebidas mais consumidas do mundo, o chá traz inúmeros benefícios para nossa a saúde. Segundo a nutricionista Érica Moreira, pós-graduada em nutrição clínica funcional e especialista em emagrecimento, cada um tem a sua especificidade. “Mas no geral, a principal ação do chá é desinflamar o organismo”, explica.
A bebida é feita através do processo de infusão de folhas, frutas, cascas, raízes ou flores e pode ser considerada uma excelente aliada no combate de diversas doenças, como hipertensão, câncer, ansiedade e problemas de sono.
“A estratégia de inserir o consumo de chá no dia a dia ajuda a modular a inflamação do nosso corpo. Quando a gente desinflama, nossa saúde melhora”, acrescenta.
O verdadeiro chá
Você sabia que o verdadeiro chá vem unicamente da infusão da Camellia Sinensis, planta da qual obtemos os chás branco, verde, vermelho e preto?
“Chá é o nome popular dado aos extratos aquosos de plantas, chamados de infusões, decoctos e macerados”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
Apesar disso, devido à popularidade da bebida ao redor do mundo, a infusão, os decoctos e os macerados de outras ervas também passaram a adotar o nome de chá. Por exemplo: chá de hortelã, de camomila, de melissa, entre outros.
Tipos de chá
Segundo a médica nutróloga, os chás são alimentos com diversas funcionalidades e propriedades medicinas. O ideal é que eles sejam consumidos preferencialmente através de ervas in natura, aos tradicionais chás de saquinho.
Entre as principais categorias existentes, podemos citar:
- Chás diuréticos, como os de hibisco, cavalinha e dente-de-leão
- Chás calmantes, como os de camomila, cidreira, valeriana, maracujá e mulungu
- Chás digestivos, como os de espinheira santa, hortelã, gengibre, anis estrelado e erva-doce
- Chás anti-inflamatórios, como os de moringa, amora, verde e matchá
- Chás estimulantes, como os de canela, verde, preto e alecrim
Chá no dia a dia
Diante de tantos benefícios e funcionalidades, os chás podem ser consumidos em diversos momentos do dia. “O ideal é que se tome a cada 3 ou 4 horas, como por exemplo no meio da manhã, no meio da tarde, no final do dia”, diz Érica. Ou seja, 2 a 3 xícaras de chá ao dia já são suficientes.
Segundo a nutricionista, é preciso ficar atento para não tomar muita quantidade perto da hora de dormir e acordar diversas vezes durante a noite para ir ao banheiro.
Além disso, quanto mais variado o consumo, melhor. “Tem alguns chás que são hepatóxicos, então o ideal é que a gente não use o mesmo extrato fitoterápico por mais de 3 meses seguidos”, explica.
Aliado da hidratação
Apesar do hábito de tomar água ser insubstituível, o consumo de chás é uma forma de complementar a hidratação do nosso organismo. “Além da hidratação, os chás entregam as funcionalidades dos compostos bioativos presentes neles”, diz Dra. Marcella.
No verão, por exemplo, uma ótima estratégia é tomar o chá na temperatura gelada para aumentar o consumo.
No entanto, é preciso ter cuidado quanto à quantidade excessiva da bebida. “Muitas ervas podem ter efeitos colaterais e contraindicações”, finaliza a médica nutróloga.