Outono: os benefícios das frutas, verduras e legumes da estação
Com a menor incidência de sol e temperaturas mais frias, detalhamos aqui as frutas, verduras e legumes para você consumir no outono
O outono, que é marcado por climas amenos e noites mais frias, traz uma grande variedade de alimentos para seu consumo. Escolher os alimentos da época é sempre a melhor opção, pois são cheios de nutrientes, vitaminas e sais minerais, mas saber identificar quais são as frutas, verduras ou legumes da estação e quais benefícios eles podem trazer, não é tarefa tão fácil assim. Para te ajudar, listamos os principais alimentos e pedimos uma ajudinha para Marina Politi, nutricionista da Clínica Horaios e ao Dr. Lucas Rezende, nutrólogo do Espaço Volpi, para nos contar um pouquinho sobre cada uma delas.
Dr. Lucas Rezende, nutrólogo do Espaço Volpi
Laranja: a fruta é rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro que vai melhorar a imunidade. Os antioxidantes presentes ajudam a diminuir o colesterol, além de bloquear células cancerígenas. As fibras presentes também auxiliam na diminuição de problemas intestinais.
Abacate: a fruta é repleta de nutrientes, além de ter fibras, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, K e C, ideias para o bom funcionamento do organismo. O abacate também apresenta um aminoácido chamado triptofano que ajuda na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar no corpo.
Maçã: possui nutrientes antioxidantes, fibras, minerais e vitamina C, gera diversos benefícios à saúde como, melhora da função intestinal, controle glicêmico e de colesterol. Os principais componentes fitoquímicos da maçã são ácidos fenólicos, flavonoides como por exemplo a quercetina, antioxidante que desempenha papel de combater danos dos radicais livres, associados ao envelhecimento e doenças crônicas.
Maracujá: A fruta é rica em vitaminas do complexo B, além de vitamina C, fósforo e potássio. Possui atividade antioxidante atribuída aos flavonóides. A casca do maracujá é rica em fibras solúveis (pectina), que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, gastrointestinais, câncer de colón, hiperlipidemias, diabetes e obesidade. Além disso, também é rica em niacina (vitamina b3), ferro, cálcio e fósforo.
Espinafre: vegetal com baixo teor calórico, possui vitamina A, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, manganês e folato. Auxilia no processo de emagrecimento, devido à baixa caloria, auxilia na saúde cardiovascular e melhora o aporte de minerais ao longo do dia.
Pepino: possui poucas calorias e é rico em água. Auxilia na saciedade e pode ser usado em dietas com baixas calorias. Possui potássio, magnésio, vitamina K e cálcio. A vitamina K está associada a processos de coagulação sanguínea.
Marina Politi, nutricionista da Clínica Horaios
Caqui: Devido à alta quantidade de fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares . É rica em vitamina C, que possui papel importante para a formação do colágeno e para o fortalecimento do sistema imunológico. A fruta também apresenta altos níveis de antioxidantes. Em especial, a luteína, associada à proteção da pele contra os danos causados pelo sol, o licopeno, que ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer e proantocianidinas, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue
Banana: É uma excelente fonte de carboidratos, que são responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo. Possui alto teor de fibras, melhorando a saúde intestinal e proporcionando saciedade. Além disso, tem bons níveis de potássio entre outras vitaminas, principalmente vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B9) e minerais essenciais, como magnésio, cálcio, selênio e zinco. Portanto, o consumo desta fruta promove benefícios relacionados à saúde cutânea, óssea, cardiovascular e muscular! Além disso, é rica em triptofano, um precursor da serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem estar, melhorando sintomas de insônia, ansiedade e depressão
Inhame: Possui vitamina B6, que auxilia na saúde cardiovascular. O potássio, presente no alimento, também é um componente que controla a frequência cardíaca e a pressão arterial, evitando a hipertensão. Além disso, o inhame possui fitosteróis, que bloqueiam a absorção de colesterol. Além disso, possui nutrientes que podem auxiliar nos sintomas da menopausa, na saúde pulmonar e no sistema imune. Além disso, possui carboidrato de lenta absorção e baixo valor calórico, ideal para quem quer emagrecer, sem perder energia.
Gengibre: Possui gingerol, com propriedades antioxidantes e antimicrobianas. O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e podem potencializar a queima de gordura corporal. Também auxilia na saúde gástrica, aliviando gases, indigestão, náuseas, principalmente em indivíduos submetidos a quimi/radioterapias. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores musculares, sintomas da artrite, infecções do trato respiratório, tosse, asma e bronquite. Além disso, a raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito.
Agrião: Ação descongestionante, expectorante e fluidificante, ideal para problemas respiratórios. Contém luteína, zeaxantina e vitamina A, que são compostos importantes para a saúde dos olhos. Possui antocianinas, que são antioxidantes que auxiliam na prevenção de câncer. Possui cálcio, magnésio, potássio e fósforo, além da vitamina K. Assim, contribui com a renovação óssea e diminui o risco de osteoporose. Muito rico em vitamina C, que atua no sistema imune e produção de colágeno. Tem boas quantidades de iodo e enxofre, importantes para o funcionamento da glândula tireoide.