Hábitos: reformulando a casa e o coração em 2019
Pode não parecer, mas hábitos como se afastar daquela colega chata no trabalho e doar algumas roupas que estão ''esquecidas''em seu armário é muito mais libertador do que podemos imaginar.
Começo do ano sempre é uma época que colocamos uma certa magia. Onde prometemos novas atitudes, pensamentos, dietas... Mas o importante é entrar em ação para a mudança acontecer! E que tal uma boa arrumada na casa pra desapegar e começar uma vida mais leve e melhor?
Existem pessoas seriamente carentes de coisas que você não vai relar as mãos nos próximos anos. Doe, venda, faça qualquer coisa para se livrar daquilo que só está ocupando espaço físico e emocional em sua vida. Além de deixar sua vida materialmente mais leve, organizada e prática, esse gesto pode ser espiritualmente renovador. Tome coragem, um drink, coloque uma boa música e, em uma tarde entediante, comece:
Office: Separe todos os papéis inúteis que rodeiam você, que você guarda há meses e não sabe por quê. Rasgue bem os com números de documentos e informações importantes. Ah, os livros podem ser revisados também e organizados por ordem alfabética; os que não forem mais usados podem ser doados ou trocados com as amigas.
Banheiros: Remédios, cremes, esmaltes, perfumes e cosméticos fora da validade: tudo pro lixo! Também é interessante uma revisão nos kits de maquiagem – jogue fora os que estão velhos!
Cozinha: Abra todos os armários e gavetas e separe tudo o que você rigorosamente não usa mais. Preferencialmente: potes sem tampa, louças quebradas, talheres velhos e coisinhas que você nunca usou, e nem vai usar - tipo aquele boleador de melancia, sabe? Atenção especial para eletrodomésticos danificados (e você prometeu levar para o conserto, mas nunca o fez) ou que nunca foram utilizados. Tchau!
Sala: Chega dessas almofadas velhas, porta retratos sem fotos e aquela planta sem vida. Desapega! Aos poucos, dá pra ir renovando tudo de uma forma bem criativa e gastando pouco. Atenção pra objetos, presentes e lembranças que você nem sabe mais porque estão ali: livre-se de tudo!
Coração: Se não for um solitário de diamante, não tem porque guardar qualquer coisa que lembre seu ex. Para as muito apegadas, uma caixa – pequena – com lembranças imprescindíveis já basta. Livre-se de pensamentos que feriram seu coração, renove seus sentimentos. Nos armários, como na vida, é preciso abrir espaço para receber o novo!
Velhos hábitos: Que tal deixar para trás e desapegar de atitudes que você já identificou não serem tão saudáveis para sua vida? É valido prestar mais atenção nos momentos e fazer esse esforço para desapegar de atitudes ruins para nós mesmos.
Pessoas toxicas: Convivemos com esse tipo de personalidade no trabalho, festas, eventos, escola, família... Pessoas tóxicas exalam sentimentos, atitudes e características ruins que nos afetam em nosso cotidiano. É preciso identifica-las e limitar a participação de pessoas assim na sua vida.
Guarda Roupa: Por último, mas não menos importantes! Pegue TODAS as roupas e separe em pilhas: “Quero manter isso”, “Para Doação” e “Não sei”. Desta última, experimente todas as peças. O que não tiver sido usado nos últimos tempos: doação. Apertadas: doação! Nunca usou: doação! ATENÇÃO para possíveis novas combinações e estilos nessa auto garimpada. Separe os sapatos por tipos...Se tiver espaço para eles é perfeito, se não, use caixas de acrílico com etiquetas de identificação. Nos cabides: prefira pendurar itens que são facilmente amassados. É legal separar por categoria e cor! Nas gavetas, nada de jogar tudo dentro, a dica é dividir as roupas também por categorias, dobrar e colocar com parte da estampa aparecendo. Dá até pra etiquetar pra pra facilitar na hora da procura. Para os acessórios, meias, roupas intimas e afins, existem organizadores ótimos – escolha aqueles que tem espaços pré-definidos para suas coisas. Fica bem bacana!