Wellness

Vitiligo: O que causa a doença e como cuidar?

O que causa o vitiligo? Há sintomas além das manchas? Entrevistamos um dermatologista para falar sobre o assunto, confira

Foto: Reprodução/ Instagram @winnieharlow
Foto: Reprodução/ Instagram @winnieharlow

Caracterizado pelas manchas claras na pele, o vitiligo é um transtorno cutâneo que durante muitos anos gerou um grande preconceito. Agora, cada vez mais, vemos pessoas com vitiligo conquistando os holofotes da mídia como Winnie Harlow e Natália Deodato, que estão ajudando a desmistificar a doença; Para falar sobre o assunto, convidamos o Dr. Luann Lôbo, dermatologista. Confira.

O que causa o vitiligo?

Dr. Luann Lôbo: O vitiligo é um transtorno cutâneo de origem multifatorial, onde existem fatores genéticos de propensão, e também gatilhos ambientais. Exemplos desses gatilhos do ambiente são transtornos psicológicos e emocionais, como traumas familiares, stress e depressão.

 

Além das manchas na pele, o vitiligo traz mais algum tipo de sintoma? (Como a pele ficar mais sensível, ressecada ou outra questão do tipo?)

Dr. Luann Lôbo: Quase sempre, as manchas do vitiligo são completamente assintomáticas. Como há redução ou ausência de melanina nas lesões do vitiligo, estas regiões acometidas são, consequentemente, mais sensíveis aos impactos da radiação ultravioleta. Além disso, caso o portador tenha uma queimadura solar, a região da pele que foi queimada fica mais propensa a desenvolver novas lesões do vitiligo. Os pacientes portadores do vitiligo, portanto, devem ter cuidado com a exposição solar, evitando o período das 10-16h e sempre utilizando adequadamente o fotoprotetor. A pele com vitiligo deve ser diariamente hidratada, mas não requer nenhum tipo especial de hidratante.

 

Quais são os principais cuidados que a pessoa com vitiligo precisa ter com a pele?

Dr. Luann Lôbo: O vitiligo é uma doença na qual existe um fenômeno denominado “Fenômeno de Koebner”, que consiste no desenvolvimento de novas lesões da doença em áreas sujeitas a traumas. Queimaduras solares, cortes, e até mesmo roupas apertadas como sutiãs podem provocar novas lesões da doença. Portanto, manter a pele saudável, utilizando diariamente hidratantes e filtro solar, além do uso de roupas confortáveis são medidas essenciais para o paciente com vitiligo.

 

Há alguma forma de atenuar as manchas de vitiligo? Que produtos são indicados para isso?

Dr. Luann Lôbo: Há diferentes formas de tratar as manchas de vitiligo. A forma ideal dependerá da avaliação clínica completa do paciente, feita pelo médico dermatologista. Alguns exemplos de abordagens terapêuticas são o uso de cremes ou loções contendo corticoides, imunomoduladores, e também a fototerapia.

 
 

Tags

Posts recomendados