Beleza

Cabelo: Por que o calor faz mal e como cuidar

Você sabe porque o calor faz mal para o cabelo? Entenda quais cuidados tomar com os fios

Cabelo
Cabelo

Se você é uma amante do universo da beleza, provavelmente já sabe que o calor faz mal para o cabelo. Porém, faltando pouco mais de um mês para a chegada do inverno, pode parecer bem difícil a ideia de se manter longe dos banhos quentes, secadores e modeladores. Afinal, olhando todas essas coisas podem parecer inofensivas, não é? Mas a realidade é que tudo isso pode trazer falta de brilho e ressecamento para os fios. 

Claro que, isso não significa que você precise abrir mão dessas coisas, toda a questão é a moderação e cuidados específicos. Pensando nisso, entrevistamos a Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos e transplante capilar. e a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos sobre o assunto. Confira.

Por que a água quente faz mal para o cabelo?

Dra. Joyce Rodrigues: “A água quente deixa o cabelo mais ressecado e poroso, fazendo com que os fios fiquem com um aspecto áspero. Essa questão também pode causar outros danos, como fios embaraçados com mais facilidade, falta de brilho e opacidade. Além de prejudicar a saúde do couro cabeludo.”

 

Para quem não consegue tomar banho frio durante o inverno, qual é a sua dica?

Dra. Joyce Rodrigues: “Eu recomendo tomar o banho com a menor temperatura que conseguir, por exemplo, a água com a temperatura mais morna.”

 

Sabendo que é mais difícil evitar o calor durante o inverno (para secar, lavar, etc) qual seria a rotina de cuidados que você recomendaria para suas pacientes?

Dra. Luciana Passoni: “Primeiramente, ainda mais no inverno, não durma com os cabelos molhados, é mais saudável deixar os cabelos um pouco mais sujos do que molhados durante a noite, isso porque a umidade com o couro cabeludo abafado na roupa de cama pode causar fungos. Quanto à frequência de lavagem, é possível intercalar os dias, fazendo de 3 a 4 lavagens semanais, sempre priorizando a água morna e o uso de produtos adequados para cada tipo de fio. Na hora de secar, não esqueça do protetor térmico que irá proteger a integridade dos fios e seque com uma temperatura mais amena que não irá agredir tanto as cutículas dos cabelos.”

 

Qual é a frequência máxima que você recomenda o uso de secador, chapinha e similares na semana?

Dra. Luciana Passoni: “O recomendado é o uso dos aparelhos quando a lavagem do cabelo é feita, pois com o cabelo sujo o brilho, textura e movimento são prejudicados. É importante dar um descanso de pelo menos uma semana por mês de chapinhas, secadores e similares para auxiliar na qualidade da saúde dos fios e sempre que utilizá-los usar também o protetor térmico para proteção dos cabelos. “

 

Além do protetor térmico, há alguma outra forma de evitar o ressecamento por causa do secador?

Dra. Luciana Passoni: “Eu recomendo o uso de leave-in, este cria uma película protetora sobre os fios, e também de óleos capilares com ação barreira que protegem a fibra capilar.” 

 

Qual é o tratamento ideal para os fios danificados pelo calor?

Dra. Joyce Rodrigues: “Minha recomendação é focada na hidratação e reconstrução dos fios, com uso de produtos corretos para o seu tipo de couro cabeludo, assim como o uso de um shampoo esfoliante para cuidar da saúde do couro cabeludo, pois possibilita a limpeza da região sem machucar a pele, além de controlar a oleosidade. Opte por shampoos de linha limpa, com ativos que atuam no reequilíbrio da microbiota do couro cabeludo.”

 
 

Tags

Posts recomendados