Cultura

Gal Costa é eleita uma das maiores cantoras da história; veja lista

Além de Gal Costa, outros cantores brasileiros também aparecem em ranking de revista 

solo performance person performer woman adult female microphone electrical device face head
Gal Costa (Foto: Reprodução/instagram @galcosta)

A música popula brasileira, a MPB, segue em alta ao redor do mundo. Assim como a imortal voz nacional, Gal Costa. A artista foi eleita uma das 200 melhores cantoras da história, na 90ª posição em ranking feito pela revista "The Rolling Stone".  

 

Gal Costa foi descrita como uma "diva baiana" que "transformava em ouro tudo o que tocava", enquanto a voz da artista tinha um "poder transformador". Ainda segundo a revista, músicas como "Baby" e "Festa do interior" se tornaram clássicos na voz de Gal. 

Entre outros elogios dados à artista, a "The Rolling Stone" destaca Gal como a "vocalista feminina mais transcendente da era pós-bossa" e como uma artista que continuou a fazer sucesso até a sua morte aos 77 anos, em novembro de 2022. 

 

Além de Gal Costa, outros brasileiros também aparecem na lista, os cantores João Gilberto (81º lugar) e Caetano Veloso (108º lugar). Assim como Gal, ambos fazem parte do movimento da bossa nova, definido pela revista como "um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina". 

João Gilberto foi descrito como "discreto cantor e violonista", chamado de "mestre da sutileza cosmopolita". Para a revista, o estilo de cantar do artista fazia com que as canções parecessem reuniões entre amigos e definiu o álbum de estreia de Gilberto como o "tom para revolução que se seguiu". 

 

"O álbum de estreia de Gilberto em 1959 deu o tom para a revolução que se seguiu, e o clássico jazzístico de 1964 'Getz/Gilberto' resumiu sua energia com 'Garota de Ipanema', que ele tocou acompanhado do inglês limitado de sua esposa Astrud".

Por outro lado, coube a Caetano Veloso ficar com o título de "o equivalente brasileiro de Dylan". A "The Rolling Stone" afirma que o cantor é "um roqueiro revolucionário com forte inclinação literária", além de um "mestre na arte de se apresentar". 

 

Entre os nomes internacionais, artistas mais novos na indústria já aparecem ocupando posições, como é o caso de Billie Eilish (198ª posição), o cantor de kpop da banda BTS, Jung Kook (191ª posição) e Rosalía, que fecha o ranking. Já outros que vêm dominando o cenário há anos, com carreiras consolidadas, também não deixaram de ser citados. Beyoncé ocupa a 8ª posição, enquanto Alicia Keys ficou com a 185ª posição e Kelly Clarkson com 194ª .

 

E não faltaram artistas que atravessam eras e gerações. A surpresa ficou com a colocação de Michael Jackson, que ocupa apenas a 86ª colocação. Aretha Franklin ocupa o primeiro lugar, sendo descrita como uma "força da natureza. 

Aparecem também na lista Whitney Houston, Mariah Carey e Stevie Wonder, além de John Lennon, Freddie Mercury, Elvis Presley e Prince. Confira o top10 dos maiores cantores da história seguindo a revista:

1.  Aretha Franklin
2. Whitney Houston 
3. Sam Cooke 
4. Billie Holiday
5. Mariah Carey
6. Ray Charles 
7. Stevie Wonder 
8. Beyoncé
9. Otis Redding 
10. Al Green 

 
 
 

Tags

Posts recomendados