Lalibela: moda e viagem transformadas em um case de sucesso
Kaká Grossenbacher comanda a Lalibela, que em apenas três anos exibe crescimento expressivo e já está com processo avançado de internacionalização.
Dois pilares sustentam o processo criativo das coleções da Lalibela: moda e viagem, que são duas paixões da fundadora e diretora criativa da marca catarinense, Kaká Grossenbacher. Essa conexão é tão estreita que o nome da grife é inspirado em uma cidade histórica, em Amhara, na Etiópia. E parece ter trazido horizontes expandidos para o projeto. Lançada em 2020, a Lalibela exibe performance impressionante, com previsão de crescimento de 300% e expansão para a Europa no ano que vem.
Há três coleções que a Lalibela participa da feira de negócios norte-americana Coterie, que acontece duas vezes ao ano em Nova York. Estrategicamente, essas presenças abriram portas. Suas criações já estão nas araras da loja Neiman Marcus, em Manhattan, e em várias outras cidades dos Estados Unidos. O processo de expansão tem sido orgânico e conta com o apoio da Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Apesar do pouco tempo no mercado, a marca conta com a expertise em confecção de Kaká, que cresceu acompanhando os passos da família na indústria têxtil, que está no ramo há mais de 30 anos. Toda a produção das coleções é interna, em Santa Catarina. A ideia é que as peças acompanhem a mulher urbana e feminina em uma agenda repleta de compromissos diferentes em uma grade de tamanhos que vai do PP ao GG. A informação de moda aparece até mesmo nos itens mais básicos e há a preocupação em oferecer uma matéria-prima de qualidade. As coleções são dinâmicas, apresentadas três vezes ao ano – verão, alto-verão e inverno – para clientes do atacado, as multimarcas, do Brasil e internacional.
Recentemente, a Lalibela inaugurou um showroom com mais de 400 metros quadrados no bairro Vila Olímpia, em São Paulo. O espaço oferece uma experiência completa não somente para clientes de atacado, mas também para possibilidades de crossbranding com marcas de outros segmentos. A partir deste mês, a grife apresenta a coleção para o outono-inverno 2024, inspirada em Nova York. Alguns dos highlights são os bordados com flores em 3D e as consagradas estampas exclusivas. Já a alfaiataria se consolida como novo segmento.