Rainha Elizabeth II: o que se sabe sobre seu estado de saúde
Comunicados oficiais do Palácio e compromissos adiados… Como anda a saúde da Rainha Elizabeth II?
Provavelmente você já deve ter notado certo burburinho sobre o estado de saúde da Rainha Elizabeth II. No início deste mês, a monarca foi hospitalizada para alguns exames e, logo depois, adiou alguns de seus importantes compromissos. É claro que esta movimentação para lá de estranha - ainda mais vinda da Rainha que nunca perde um evento sequer - levantou suspeitas sobre como realmente estava seu estado de saúde.
"Seguindo o conselho médico para descansar por alguns dias, a Rainha foi ao hospital na quarta-feira à tarde para algumas investigações preliminares, retornando ao Castelo de Windsor na hora do almoço hoje, e permanece de bom humor", diz um comunicado divulgado na noite de quinta-feira passada por um porta-voz do Palácio de Buckingham. É válido lembrar que qualquer sintoma relacionado a Covid-19 foi descartado por seus oficiais, e que um pouco antes da "visita ao hospital", ela também foi forçada a cancelar uma viagem importante à Irlanda do Norte.
Já, nesta sexta-feira (29), o Palácio de Buckingham afirmou que Elizabeth II está bem, mas foi aconselhada por seus médicos a descansar por mais duas semanas. O comunicado foi dado após alguns rumores de que ela não participará presencialmente da conferência sobre mudança climática das Nações Unidas (COP26) no próximo mês.
Recentemente vista usando uma bengala, a Rainha vem reduzindo seus compromissos para se concentrar em suas principais obrigações como chefe de Estado - incluindo audiências virtuais para dar as boas-vindas aos novos embaixadores da Coréia do Sul e Suíça na Grã-Bretanha. E, em outro comunicado oficial, o Palácio disse que ela foi aconselhada a evitar visitas oficiais e a realizar apenas "tarefas leves e administrativas" até segunda ordem. Suspeito, não?