Adoçantes e infarto: qual a relação?
Pesquisadores franceses analisaram hábitos alimentares que sugerem associação entre consumo de adoçantes e doenças vasculares
Risco de problemas vasculares, como infarto e derrame, pode estar associado ao consumo de adoçantes, segundo estudo publicado no British Medical Journal. Cientistas das universidades Sorbonne Paris Norte e Université Paris analisaram como adoçantes comuns, como aspartame, acesulfame de potássio e sucralose, podem implicar a ocorrência de doenças cardiovasculares. O estudo recolheu informações de cerca de 100 mil voluntários de um projeto de pesquisa de que começou em 2009 sobre nutrição e saúde.
Os participantes listaram alimentos e bebidas consumidos durante a semana, além de indicarem a frequência e a quantidade deles. A cada seis meses, os questionários eram refeitos como forma de atualizar os hábitos alimentares. Por meio dessas informações, os pesquisadores calcularam a quantidade de adoçante presente nos alimentos e nas bebidas, determinando os tipos de aditivos cujo uso foi maior.
Os resultados mostraram que 37% dos participantes consumiam o equivalente a um sachê de adoçante por dia – a quantidade corresponde à encontrada em 100 mL de refrigerante diet. Os aditivos mais comumente utilizados foram aspartame (57,9%), acessulfame de potássio (29,2%) e sucralose (10,1%).
No tempo de duração da pesquisa, 1.502 eventos vasculares ocorreram entre os participantes do grupo. A chance de quadros de doenças cardiovasculares foi 9% maior entre os consumidores regulares de adoçantes, e de doenças cerebrovasculares, 18%. Entre os aditivos, o aspartame foi o mais relacionado aos eventos cerebrovasculares, e o acessulfame de potássio e a sucralose, às doenças coronarianas.
A pesquisa se soma a outro estudo publicado em março deste ano pelo mesmo grupo, que indicou uma relação entre o consumo dos adoçantes e o aumento de risco para câncer. Os pesquisadores ressaltam a importância da continuidade dos estudos para compreender como outros fatores afetam o estilo de vida dos participantes.