Hommes

Cientistas alertam para ameba comedora de cérebros

Apesar das infecções serem raras, os pesquisadores afirmam que a falta de preparo de profissionais de saúde pode atrasar o diagnóstico e o tratamento.

lighting crystal art graphics accessories

Cientistas de Ohio, nos Estados Unidos, alertaram recentemente para os riscos da ameba “comedora de cérebros”. Segundo um estudo publicado no Ohio Journal of Public Health, os especialistas indentificaram que a espécie Naegleria fowleri representa preocupação para os americanos, especialmente para os estados do Norte do país.

“O aumento da incidência dessa doença rara, mortal e muitas vezes mal diagnosticada nos estados do Norte causa preocupação de que a N. fowleri esteja se expandindo para o Norte devido às mudanças climáticas, representando uma ameaça maior à saúde humana em novas regiões onde a PAM [infecção cerebral] ainda não foi documentada”, dizem os responsáveis da pesquisa. 

Apesar das infecções serem raras, o aumento da temperatura das águas ocasionado pelas mudanças climáticas, elevam a probabilidade de que a ameba comece a ser vista como uma potente ameaça a saúde.

Dentro do corpo humano, ela causa uma infecção cerebral chamada meningoencefalite amebiana primária, que geralmente é fatal.  A Naegleria fowleri é uma ameba de vida livre e pode ser encontrada em todo o mundo em água doce, como lagos, rios e fontes termais, e no solo. A bactéria já é conhecida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). 

adult female person woman laboratory accessories glasses face head
Foto: Pexels
pattern accessories ornament fractal droplet
Foto: Pexels
lighting crystal art graphics accessories
Foto: Pexels
body part finger hand person toy

Tags

Posts recomendados