Conheça os carros que vão revolucionar o mundo e dominar o futuro
A necessidade de novas formas de locomoção se impõe especialmente nos grandes centros urbanos. Assim, há uma busca por alternativas que viabilizem economia de tempo, redução do estresse e sustentabilidade. Já retratados na ficção, os chamados “carros voadores” colocam-se agora em meio aos planos das principais montadoras.
A sigla em inglês VTOL é empregada para designar um veículo de decolagem e pouso vertical, tal como o helicóptero. Deriva desse conceito o eVTOL, que difere do primeiro pela motorização elétrica, sendo esse o modelo conhecido como “carro voador”.
Conforme afirma Camilo Adas, presidente da SAE Brasil, o veículo é totalmente silencioso e adequado às cidades. “Os motores, um para cada hélice, são o que mais diferencia o eVTOL de outras aeronaves, como os helicópteros”, explica.
Por enquanto, a autonomia para voar ainda é baixa, estando o veículo apto a rodas na cidade ou em um deslocamento intermunicipal entre cidades próximas, como as situadas na região metropolitana de São Paulo.
Boa parte dos projetos investe na condução autônoma, que permitirá o uso do eVTOL mesmo por pessoas que não tenham habilitação específica para aeronave, diferentemente do helicóptero que obriga a presença de um piloto.
Em sua concepção, o eVTOL pode ser usado tanto como um carro quanto como aeronave, mas ainda existem poucos projetos nessa linha. “Para isso, é necessário o uso de dois módulos. Ora o veículo fica conectado ao terrestre, ora ao aéreo”, pondera Adas.
Segundo a consultoria Porsche Consulting, 23 mil eVTOLs estarão nas ruas e nos céus em 2035 e o lançamento da categoria está previsto ainda para esta década – algumas empresas pretendem entregar seus modelos a partir de 2023.